A RETOMADA DO FOODSERVICE: COMO ADAPTAR O SEU NEGÓCIO

No dia 19 de agosto o SindRio, em parceria com a Gouvea Food Service, consultoria especializada em foodservice, realizaram o workshop gratuito “Retomada do Foodservice: Experiências pelo mundo e como adaptá-las ao seu negócio”. O encontro foi conduzido por Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice com presença de empresários cariocas, associados do SindRio. Cristina é Nutricionista, Pós-Graduada em Marketing de Serviços com Extensão em Gestão de Empresas de Varejo.

Os dados levantados no workshop foram transformados em um documento, com os destaques citados pelos empresários, todas as análises, dados do setor no mundo, melhores práticas e conclusões do grupo para que você se inspire e siga em frente nessa retomada.

Os dados indicam que muitos estabelecimentos que ainda não tinham delivery precisaram se adaptar na pandemia e os que já tinham intensificaram e inovaram para manterem seus clientes. O crescimento de delivery foi de 32% de 2019 para esse ano. O que o consumidor busca atualmente é confiança e segurança com foco maior na higiene e limpeza do que no produto e 42% deles utilizam delivery das marcas que confiam.

Três grandes blocos podem ser analisados para considerar melhores resultados: Operação, Relacionamento e Solução. Os padrões devem ser elevados e novas métricas devem ser criadas.

1 – OPERAÇÃO:

•Produto: O cliente espera mais do que ele possa fazer em casa, em termos de qualidade, sabor, apresentação… então SUPERE! Repense seu menu e faça os clientes acharem que realmente valeu a pena.

•Eficiência: Segurança alimentar é a máxima quando o assunto é eficiência no atual momento. Negligenciada por muitos empreendimentos no passado, hoje ela segue no topo das preocupações dos clientes, mas ela não deve ser a única, controle de desperdício, embalagens, prevenção de perdas, eficiência em compras, tempo de atendimento em mesa, retirada ou a delivery, tudo isso deve ser monitorado.

•Tecnologia: Gestão de vendas, compras, pedidos a partir de software que permita irrigar a tomada de decisão com dados. Algo inadmissível para grandes redes, mas uma realidade comum entre franquias com poucas lojas e independentes.

2 – RELACIONAMENTO:

•Storytelling: Os clientes são seduzidos pela história do seu estabelecimento, receita do produto, origem dos ingredientes, mistura de sabores… conte novamente, reavive as cores.

Mapa estratégico para o empresário do foodservice pós-pandemia:

•Pessoas: Assim como você seu time tem medo, dúvidas… assegure a eles transparência, informação, capacitação e seja incansável para mantê-los motivados a fazer sempre o melhor para seus clientes.

•Experiência: Ela conflui todos os elementos desenhados pela sua marca para tornar a interação do cliente com a sua marca memorável. Não é ou isso ou aquilo é “E”. É o sabor, a embalagem, a velocidade, a apresentação, é a promessa entregue, é o ambiente, o sorriso… é o intangível que somado a todas as ações práticas tornará a experiência do seu cliente memorável e o fará recomendar sua empresa e voltar.

3 – SOLUÇÃO:

•Omnichannel: Estar onde seu cliente precisa segundo a necessidade e conveniência dele é o que melhor traduz esse tópico. Certamente estar nos canais digitais: plataformas para pedidos, whatsapp, aplicativo próprio, mídias sociais e, apesar das restrições, o ponto físico também é importante pois ainda estamos num período de transição sobre a escolha que mais faz sentido para os clientes. Estar em múltiplos canais e organizar-se para atender bem aos clientes em cada um deles é o que fará a diferença.

•Serviços: É mais do que uma transação comercial é assegurar ao cliente que sua empresa pode tornar a vida dele mais fácil e prazerosa.

•Ecossistema: Como os seus parceiros de negócio tem lhe apoiado nessa caminhada? Afine o diálogo e conquiste aliados para seguir. Crie métricas, não somente financeiras, para as relações com seus parceiros.

Algumas boas práticas foram destacadas a partir da troca de experiências entre os participantes, como a excelência no atendimento, o investimento em mídias sociais e a constante dedicação ao delivery.

Confira o documento na íntegra