DestaqueNotíciasPublieditorial Parceiro

O cadastro de produtos como chave para evitar o aumento de impostos

A Reforma Tributária brasileira, com a proposta de unificação de tributos (IBS e CBS), está promovendo algumas mudanças para o setor de bares e restaurantes. Longe de ser apenas uma mudança burocrática, este novo cenário fiscal apresenta de um lado, a promessa de alívio; do outro, o risco de um aumento silencioso e indesejado da carga tributária para aqueles que não se prepararem adequadamente.

Oportunidade e risco: a complexidade da nova alíquota

A principal notícia que anima o setor gastronômico é a previsão de uma alíquota reduzida em 40% sobre o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). Além disso, a reforma promete o crédito fiscal pleno ao longo de toda a cadeia produtiva. Em teoria, isso se traduz em menos impostos e um fluxo de caixa mais saudável para os estabelecimentos.

No entanto, é exatamente na transição e na aplicação prática dessas regras que reside o maior perigo. A unificação e a simplificação tributária, embora bem-vindas, trazem consigo uma complexidade operacional que pode anular os benefícios.

Sem a expertise necessária para administrar as novas regras, o potencial de crédito fiscal pleno pode ser perdido. Isso significa que, na prática, o estabelecimento pode acabar pagando mais impostos do que o necessário

O cadastro de produtos

O ponto central dessa nova dinâmica é a classificação fiscal correta dos produtos e insumos. A promessa de crédito pleno abrange uma vasta gama de despesas, incluindo insumos, aluguel e outros custos operacionais. Contudo, para que o crédito seja aproveitado em sua totalidade, cada item deve estar perfeitamente classificado no sistema.

A falta de precisão no cadastro de produtos é a chave que pode destravar o aumento de impostos.

MAZ Contabilidade: transformando complexidade em lucratividade

Diante desse cenário de oportunidades, a Inteligência Tributária da MAZ é um diferencial para o setor. A estratégia começa na base, com a classificação correta de insumos e mercadorias para garantir que donos de bares e restaurantes aproveitem 100% dos créditos fiscais e evitem a tributação indevida.

A expertise da MAZ permite aos clientes antecipar-se às mudanças e garantir o máximo de isenções e benefícios legais, transformando complexidade em lucratividade.

Fale com a Maz e descubra como pagar menos impostos

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo