Rio, Capital da Gastronomia

Muito além da beleza natural, a Cidade Maravilhosa encanta com sua diversidade gastronômica e tradições culinárias

O Rio de Janeiro, mundialmente famoso por suas belezas naturais e cultura vibrante, agora se destaca como um crescente polo gastronômico mundial. Com novos investimentos e atrações, do urbanismo à gastronomia, a capital fluminense faturou pela 12ª vez o título de melhor cidade do Brasil na 19ª edição do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo“, promovido pela Editora Abril.

A realização de grandes eventos em 2023, como a Bienal do Livro, Web Summit Rio, Rio Innovation Week, Abav Expo, Mondial de la Bière, entre outros, tem contribuído para os bons ventos que sopram nessa direção. Exemplo disso foi a edição do Latin America’s 50 Best, que prestigiou as melhores casas da América Latina com 8 brasileiros, sendo 2 cariocas nas 50 primeiras posições e mais 8 do 51 ao 100, também com dois cariocas, incluindo nosso associado Ocyá. Em um esforço inédito junto à Prefeitura de São Paulo, a cidade também apoia o retorno do Guia Michelin, uma publicação com mais de 120 anos de história.

Reconhecimento internacional

Além do “50 Best”, o Rio tem sido destacado em várias listas internacionais, como o a lista dos “500 Melhores Bares do Mundo“, com o Meza Bar, bar moderno e descontraído no Humaitá que alcançou a posição de 440º no ranking global.

No Meza Bar, a experiência gastronômica é elevada a um novo patamar com pratos que homenageiam cidades de todo o mundo. Cada prato, embora não seja uma representação típica do local homenageado, é cuidadosamente inspirado nos aspectos culturais que caracterizam cada cidade. Essa fusão de criatividade e inovação reflete a diversidade e a riqueza da cena gastronômica do Rio, que não só agrada os cariocas, mas também continua a atrair a atenção e o reconhecimento de visitantes e críticos gastronômicos de todo o mundo.

E não para por aí. A revista americana Condé Nast Traveler elegeu o Rio como o 2º destino mais amigável do mundo. O site Booking.com destacou o litoral fluminense como o melhor do Brasil. No Traveller’s Choice da plataforma Trip Advisor, o Rio de Janeiro brilha em diversas categorias: destinos badalados (a cidade), restaurantes sofisticados (restaurante Oro) e restaurantes perfeitos para fotos (Místico em Búzios e Jardim Secreto em Penedo).

Além disso, na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil segundo o ranking da EXAME 2023, o Rio teve 14 eleitos, sendo 7 deles associados do SindRio. Entre eles estão Babbo Osteria, Escama, Gero Rio, Lasai, Ocyá, Oro e Sud, o pássaro verde.

Bares tradicionais e patrimônios gastronômicos

Neste cenário de reconhecimento e inovação, o Rio abriga alguns dos bares mais tradicionais e emblemáticos do Brasil, cada um com sua própria história e charme. O Bar Urca, por exemplo, oferece uma vista maravilhosa da cidade, sendo um local perfeito para apreciar a beleza do Rio enquanto se desfruta de um bom pastel de camarão.

Com cinco décadas de vida, o Bar Jobi, no Leblon, é um famoso ponto de encontro para quem sai da praia e para os boêmios da madrugada, conhecido por sua atmosfera acolhedora e animada.

Já o Bar do Bode Cheiroso, fundado em 1945 na Tijuca, é considerado um dos mais tradicionais da região. Conhecido por sua cerveja sempre gelada, deliciosos petiscos e pratos caseiros, o bar se destaca especialmente em dias de jogo no Maracanã, atraindo torcedores

Esses bares e restaurantes não são apenas locais para se desfrutar de uma boa comida, mas também fazem parte do patrimônio cultural da cidade, contribuindo significativamente para a identidade gastronômica única do Rio. Todos reconhecidos não só pelos experts em boemia carioca, mas também pelos Governos estadual (Urca e Jobi) e municipal (Bode Cheiroso).

O Rio de Janeiro como palco de grandes eventos

A ascensão do Rio de Janeiro como um centro de excelência gastronômica vai além dos reconhecimentos e listas internacionais. A cidade também se destaca como anfitriã de eventos gastronômicos de grande prestígio, que reúnem a diversidade e a riqueza da culinária local e internacional.

É o caso da 13ª edição do Rio Gastronomia, um evento que transformou o Jockey Club Brasileiro em um verdadeiro festival de sabores em agosto. Este evento reuniu chefs renomados, amantes da gastronomia e uma variedade de pratos que refletem a alma culinária do Rio.

Outro destaque foi o Rio Coffee Nation, que aconteceu no Pier Mauá em outubro. Com mais de 45 expositores, o evento se consolidou como um ponto de encontro para os amantes do café, oferecendo cursos, oficinas e workshops.

Além disso, a Rio Restaurant Week chegou à sua 26ª edição neste mês de dezembro, com o tema “Biomas Brasileiros”. Com 60 restaurantes participantes, a Restaurant Week convidou chefs a criarem menus inspirados nos ingredientes nativos dos diversos biomas do Brasil, valorizando a biodiversidade e a riqueza culinária do país.

Nesse sentido, o Rio de Janeiro se destaca como um destino que vai além de sua famosa cultura e belezas naturais. A gastronomia da cidade é riquíssima, com uma variedade de sabores que agradam tanto quem mora por aqui quanto os que vêm visitar. O hábito de relaxar no fim do dia com um chope gelado e uma boa conversa é um dos pontos altos da Cidade Maravilhosa, atraindo quem busca aliar experiências gastronômicas com o prazer de estar em uma das cidades mais bonitas do mundo.

O SindRio tem um papel fundamental nesse cenário, apoiando e incentivando bares, restaurantes e eventos gastronômicos. Sempre procurando melhorar o ambiente de negócios para o setor de Bares e Restaurantes no Rio, ajudando a manter a cidade como um centro de atração gastronômica e um destino favorito para pessoas do mundo inteiro.