Rio de Janeiro coleciona títulos entre viajantes

E gera oportunidades para o setor de Bares e Restaurantes

A revista americana Condé Nast Traveler elegeu o Rio como o 2º destino mais amigável, o site Booking.com colocou o litoral fluminense como o melhor do Brasil, no Traveller’s Choice da plataforma Trip Advisor o Rio de Janeiro aparece em diversas listas: destinos badalados (a cidade), restaurantes sofisticados (restaurante Oro)  e restaurantes perfeitos para fotos (Místico em Búzios e Jardim Secreto em Penedo).

Ser reconhecido internacionalmente é uma excelente oportunidade para o setor! E os números provam que vale à pena considerar o público de turistas, sejam nacionais ou internacionais.

Em pesquisa do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), notou-se alta acumulada no setor de turismo de 29,8%. novembro de 2022 teve o maior faturamento desde 2014: R$18,3 bilhões, com alta em todos os grupos analisados.

O setor de alojamento e alimentação, por exemplo, faturou R$5,1 bilhões, um aumento de 11,2%. A presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio, Mariana Aldrigui, este aumento no faturamento, parte ocasionado da inflação e parte pela alta demanda, permite que as empresas consigam planejar as ações de 2023 de forma mais arrojada, em busca de resultados ainda melhores.

Some-se a estes dados os obtidos pela CNC de que temos a maior alta na Intenção de Consumo das Famílias desde o início da pandemia e concluímos que é hora de planejar as ações para 2023 com otimismo!