Dados do SetorNotícias

Dados do Setor Gastronômico – Dezembro 2022

Dezembro é o mês com menor número de vagas abertas no setor desde março de 2022

Emprego

Enquanto novembro foi o mês com maior número de vagas abertas, dezembro teve o menor desde março com 482 novas vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes.

O estado do Rio de Janeiro acumula nos últimos 12 meses 12.677 postos de trabalho formais criados. No Brasil são 114.500.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro (7.368) se mantém atrás apenas de São Paulo (16.833) em relação ao saldo de vagas de trabalho abertas no setor de Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses.

Os números mostram que a queda no emprego aconteceu em todo país com -431.011 e -8.140 vagas fechadas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, respectivamente.

ICMS

A arrecadação de ICMS no setor voltou a declinar no último mês (4,18%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior a variação foi de 5,78%, porém permanece abaixo do seu valor de 2019 em 9,78%. Para a economia fluminense total, há queda de menor magnitude: 8,49%

Inflação

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA variou 0,33% em dezembro, crescimento menor do que o registrado no país (0,62%). A principal contribuição para a elevação neste mês foi o grupo Saúde e cuidados pessoais (BR: 0,21p.p. e RMRJ: 0,13 p.p.), devido principalmente à variação em Higiene pessoal (BR: 0,14p.p. e RMRJ: 0,06 p.p.).

Em Alimentação e bebidas (BR: 11,63% e RMRJ: 9,62%), Tubérculos, raízes e
legumes (BR: 40,15% e RMRJ: 40,2%), Frutas (BR: 24,01% e RMRJ: 19,1%), Leites e
derivados (BR: 22,09% e RMRJ: 22,97%) registraram as maiores altas nos últimos 12
meses na região.