SINDRIO COMPARECE À PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSETUR

A Secretaria de Estado de Turismo promoveu nesta segunda (27/06/22) a primeira reunião do Conselho Estadual de Segurança Turística (Consetur). Fernando Blower, Presidente do SindRio, compareceu ao evento.

O conselho, instituído em fevereiro deste ano, tem como finalidade qualificar as estratégias integradas voltadas para a segurança turística, o monitoramento de indicadores e acompanhamento do calendário de eventos do estado.

A pauta do primeiro encontro, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do RJ, foi a criação de um programa para intensificar a sensação de segurança na Orla de Copacabana, uma das principais áreas turísticas da cidade.

Os diálogos incluíram também o aumento do controle urbano, com relação à informalidade dos ambulantes e como estes devem ser cadastrados e legalizados, a abordagem e tratamento devido da população de rua e pedintes, a extensão da cobertura do programa até Ipanema e Arpoador, a produção de informativos de como os estabelecimentos devem proceder para aderir à iniciativa, e o reforço da importância da divulgação, sobretudo aos turistas, dos serviços prestados pelo Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT).