Marcas familiares no cardápio: o atalho para conquistar consumidores

No mercado de foodservice, a escolha dos ingredientes e produtos oferecidos pode ser um diferencial crucial para o sucesso de um negócio. Mais do que a qualidade do alimento, a familiaridade e o reconhecimento de marca por parte do consumidor desempenham um papel fundamental na construção da confiança e no estímulo ao desejo de consumo.
O “Efeito Halo” e a confiança do consumidor
O conceito de Efeito Halo é amplamente estudado no marketing e na psicologia do consumidor. Ele descreve um viés cognitivo em que a impressão geral positiva de uma pessoa, produto ou marca influencia a percepção de suas características individuais.
No foodservice, isso significa que a associação de um estabelecimento a uma marca de produto já reconhecida e bem-conceituada no mercado pode transferir essa percepção positiva para o próprio estabelecimento.
Por exemplo, se um consumidor confia na qualidade de um produto que compra no supermercado ou recebe em seu delivery, a presença desse mesmo produto em um restaurante desconhecido pode gerar uma sensação imediata de confiança e qualidade em relação a todo o menu e serviço do local.
Essa transferência de confiança é um ativo valioso, pois reduz a percepção de risco na decisão de compra do consumidor, que se sente mais seguro ao optar por um estabelecimento que oferece algo que ele já conhece e aprova. A familiaridade com a marca atua como um atalho mental, simplificando o processo de decisão e reforçando a probabilidade de escolha.
A familiaridade gera preferência
Em um mercado saturado de opções, a escolha por um produto ou estabelecimento muitas vezes se baseia naquilo que é conhecido e, consequentemente, percebido como mais seguro e de melhor qualidade.
A presença de uma marca familiar no cardápio de um estabelecimento de foodservice pode, portanto, atuar como um selo de aprovação, indicando que o local se preocupa em oferecer produtos de procedência e com um padrão de qualidade já reconhecido.
Além disso, a familiaridade pode despertar um senso de nostalgia e conforto no consumidor, criando uma conexão emocional com o produto e, por extensão, com o estabelecimento. Essa conexão pode ser um fator decisivo na escolha, especialmente quando o consumidor busca uma experiência previsível e satisfatória.
A Villa Camarão oferece padronização e qualidade através do delivery
Grandes marcas globais, como a McCain, se consolidaram no varejo e expandiram seu impacto para o foodservice. A Villa Camarão fez o caminho contrário, iniciando o fornecimento do seu produto no foodservice, e agora expandindo para o delivery, diretamente para o consumidor final.
Com o intuito de democratizar e facilitar o acesso ao camarão de alta qualidade, a Villa está oferecendo duas opções de camarão, empanado e cru, por um valor abaixo do mercado e por um canal que facilita o acesso, o Zé Delivery.
Ao possibilitar essa comercialização diretamente ao consumidor final, a Villa proporciona uma experiência que reforça a associação de um produto já conhecido – pela qualidade e padronização – a um negócio que fornece este insumo no cardápio.
Os negócios que oferecem os produtos da Villa Camarão transmitem confiabilidade e qualidade, oferecendo uma experiência gastronômica superior. Estes elementos são cruciais para a satisfação do cliente e para a construção de uma reputação sólida.