Dados do SetorNotícias

DADOS DO SETOR – MARÇO 2021

O SindRio apresenta os dados do setor de bares e restaurantes referentes ao mês de março de 2021 para o mercado de trabalho e arrecadação de ICMS e março de 2021 para a Inflação.

Em março de 2021, foram fechadas 26.553 vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes no Brasil, resultado que reflete a nova rodada de medidas de isolamento social em função do recrudescimento do novo Coronavírus. Nos últimos 12 meses, o país acumula extinção de 146.538 postos de trabalho no setor. O estado Rio de Janeiro, assim como todos as demais Unidades da Federação, apresentou saldo negativo de contratações no mês (-1.117). Dessa forma, no acumulado dos últimos 12 meses o estado do RJ encerrou -15.984 postos de trabalho.

Entre as capitais, São Paulo (-32.881) e Rio de Janeiro (-12.128) seguem como as que fecharam o maior número de vagas formais de trabalho no setor de Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses. Destaca-se que em março todas as capitais fecharam postos de trabalho no setor. No mês, a capital fluminense registrou fechamento de 1.088 empregos.

BARES E RESTAURANTES SÃO OS MAIS IMPACTADOS PELA PANDEMIA

Na cidade e no estado do Rio, o mercado de trabalho formal do setor de Bares e Restaurantes segue sendo o mais impactado pela pandemia, entre todas as atividades econômicas. No estado, o setor soma 15.984 postos de trabalhos encerrados nos últimos 12 meses, dos quais 75,9% ocorreram no município do Rio (-12.128). Hotéis, Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e Transporte rodoviário coletivo de passageiros vêm em seguida como setores mais atingidos pelo impacto da pandemia, tanto no estado quanto no município do Rio. Considerando todos os setores da economia, tanto o estado como a capital do RJ apresentaram abertura de postos de trabalho formal no mês de março.

ICMS

Em março, o recolhimento de ICMS do total das atividades no estado do Rio apresentou queda real de 1,0% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No que diz respeito à atividade de Bares e Restaurantes, a arrecadação de ICMS recuou 21,9% no mesmo período. Assim, em março de 2021, o faturamento estimado do setor no estado do Rio recuou R$ 178,2 milhões na comparação com março de 2020, passando de R$ 815,7 milhões para R$ 637,4 milhões.

INFLAÇÃO

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA-RJ variou 0,56% em abril. A principal contribuição positiva do índice no mês veio do grupo Habitação (+1,20%), devido principalmente ao aumento de preços da Energia Elétrica residencial (+3,63%). Em 2021, o IPCA-RJ acumula +1,91%.

Confira todos os dados: Dados mensais – SindRio – Março