Dados do SetorNotícias

Dados do Setor Gastronômico – Outubro 2022

Emprego

Em outubro de 2022, foram abertas 9.785 novas vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes no Brasil, saldo decrescente em relação a setembro, quando houve a criação de 13.502 postos de trabalho no setor. Nos últimos 12 meses, o país já acumula a criação de 138.445 postos de trabalho no setor.

O estado do Rio de Janeiro apresentou variação de 986 contratações no setor neste mês. No acumulado dos últimos 12 meses, já são 14.297 postos de trabalho formais criados.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro (8.693) se posiciona atrás de São Paulo (20.111) em relação ao saldo de vagas de trabalho abertas no setor de Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses, seguido por Belo Horizonte (5.034), Curitiba (3.266), Porto Alegre (3.149).

Em toda a economia do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro, foram criadas 159.454 e 8.677 vagas de trabalho, respectivamente.

Inflação

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA variou 0,41% em outubro, crescimento menor do que o registrado no país (0,59%). A principal contribuição para a elevação neste mês foi o grupo Habitação (BR: 0,05p.p. e RMRJ: 0,15 p.p.), devido principalmente à variação em Energia elétrica residencial (BR: 0,01p.p. e RMRJ: 0,11 p.p.).

Em Alimentação e bebidas (BR: 11,2% e RMRJ: 9,29%), Tubérculos, raízes e legumes (BR: 17,11% e RMRJ: 21,63%), Frutas (BR: 32,39% e RMRJ: 28,42%), Leites e derivados (BR: 24,78% e RMRJ: 23,42%) registraram as maiores altas nos últimos 12 meses na região.