Dados do SetorNotíciasNotícias Jurídicas

DADOS DO SETOR — DEZEMBRO 2021

O SindRio apresenta os dados do setor de bares e restaurantes referentes ao mês de dezembro de 2021 para o mercado de trabalho e arrecadação de ICMS para a Inflação.

Em dezembro de 2021, foram abertas 16.526 vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes no Brasil, saldo decrescente em relação a novembro, quando houve a criação de 25.455 postos de trabalho no setor. Nos últimos 12 meses, o país já acumula a criação de 97.182 postos de trabalho no setor.

O estado do Rio de Janeiro apresentou variação positiva de 2.009 contratações no setor neste mês. No acumulado dos últimos 12 meses, já são 12.147 postos de trabalho formais.

O SETOR DE BARES E RESTAURANTES DO RIO MANTÉM SALDO LÍQUIDO POSITIVO

Apesar de ainda distante de repor os empregos perdidos no setor durante pandemia, os últimos oito meses foram de saldo líquido positivo no setor. Nesse período, Restaurantes e Similares foi a principal atividade geradora de empregos formais tanto no estado (+9.274) quanto na capital (+5.505).

Entre as capitais, Rio de Janeiro (+5.542) se posiciona atrás apenas de São Paulo (+7.355) em relação ao saldo de vagas de trabalho abertas no setor de Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses, seguido por Salvador (+2.034) e Belo Horizonte (+1.967).

O resultado de dezembro da economia total foi negativo pela primeira vez em 2021. No Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, foram destruídas 265.811 e 4.697 vagas de trabalho, respectivamente. Vale mencionar que apenas os estados de Alagoas (+615) e Paraíba (+61) apresentaram saldo positivo neste mês. Apesar do resultado negativo na economia em geral, tanto no estado quanto na capital, o setor continuou a apresentar saldo positivo de abertura de empregos formais.

ICMS

A arrecadação de ICMS no setor voltou a declinar no último mês do ano (-10,7%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior o crescimento foi de 15%, porém permanece abaixo do seu valor de 2019 em -14,7%. Para a economia fluminense total, há queda de menor magnitude, mas superior ao mês anterior, de -6,3% em dezembro.

INFLAÇÃO

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA variou +0,7% em dezembro. A principal contribuição para a elevação neste mês continua sendo o grupo Transportes (0,25 p.p.), devido principalmente à variação em Veículo Próprio (0,18 p.p) e em Transporte Público (0,11 p.p.). Em Alimentação e bebidas, Aves e Ovos, Açúcares e Derivados, Hortaliças e verduras, Bebidas e infusões, e Óleos e gorduras acumulam alta de, respectivamente, +29,90%, +20,34%, +16,87%, +14,75%, e +12,67% nos últimos 12 meses na região.