CURSO COZINHA INTERNACIONAL – O MAR E O BACALHAU DA NORUEGA COM A CHEF MONIQUE GABIATTI
O SindRio, em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promoveu nos dias 24 e 25 de janeiro o curso Cozinha Internacional – O mar e o Bacalhau da Noruega com a chef Monique Gabiatti, que comandou o evento e mostrou aos participantes diferentes técnicas de cocção do peixe, além de quatro receitas de sua autoria.
O autêntico Bacalhau da Noruega, Gadus morhua é encontrado nas águas geladas e cristalinas do no Polo Norte, na Noruega. O que garante que o peixe tenha um sabor único e marcante, sendo considerado o mais nobre do mundo.
Alimento super saudável, o autêntico Bacalhau da Noruega pode ser consumido regularmente nas refeições, pois possui baixo teor de gordura. Cada 100g do peixe contém apenas 160 calorias, além de ser fonte de proteína, cálcio, ferro, ômega 3, iodo, selênio e vitaminas.
Super versátil, cada corte do Gadus morhua pode ser usado em diferentes pratos, e não só em casa, mas em bares, restaurantes e hotéis, pois 100% do peixe pode ser aproveitado, evitando o desperdício. A parte do lombo (mais nobre) é indicada para o preparo de receitas que utilizem o pedaço inteiro, grelhado, cozido ou assado, pois solta lascas claras e tenras.
As postas médias do Bacalhau da Noruega são ótimas opções para o consumo em lascas ou inteiras, como, por exemplo, no churrasco. Já as postas finas podem ser divididas em lascas ou desfiadas para o preparo de diversas receitas. E por fim, a parte da cabeça e pele podem render deliciosos caldos e sopas.
No entanto, para o sucesso da receita, o processo de dessalgue deve ser seguido corretamente. O tempo de dessalgue do Bacalhau da Noruega vai depender do tamanho de cada posta e deve ser feito em água gelada com gelo, mantido no refrigerador até a sua finalização.
Técnicas de preparo do Bacalhau da Noruega – Monique Gabiatti
O curso teve dois dias de intenso aprendizado e troca entre os participantes e a chef Gabiatti, referência na culinária de frutos do mar. Monique explicou detalhadamente todo o processo realizado para o preparo das quatro receitas com o Bacalhau da Noruega, reproduzidas na cozinha modelo do SindRio.
Todos puderam acompanhar de perto o passo a passo das técnicas utilizadas pela chef nos pratos e seus acompanhamentos. No primeiro dia de evento foram preparados o Hommus de Abóbora com lascas de Bacalhau da Noruega confit e o Bacalhau da Noruega Espiritual da Bisa Ladu.
No segundo dia, Monique apresentou mais duas receitas para os participantes: Bacalhau da Noruega frito na massa de tempurá com creme de espinafre e batatinhas ao murro e Sonho de Bacalhau da Noruega com Grana Padano.
Os participantes conferiram em tempo real todas as etapas da preparação da receita e puderam tirar suas dúvidas. Ao final de cada prato, eles experimentaram as delícias preparadas por Gabiatti.
Depoimento da chef Monique Gabiatti
A chef contou ao SindRio sua experiência em participar destes dois dias de curso:
“Foi incrível trabalhar com uma matéria-prima de qualidade como o autêntico Bacalhau da Noruega. Quem cozinha peixe sabe a importância da procedência das peças, e, além de ter isso, o Bacalhau da Noruega ainda oferece variedade. Poder criar diferentes receitas com o mesmo peixe é um diferencial que não se encontra em qualquer lugar.”
Gabiatti ainda acrescentou:
“Os participantes do curso se envolveram de verdade. Não apenas prestaram atenção durante os dois dias, como também fizeram perguntas do começo ao fim. Alguns até se ofereceram para ajudar na montagem de um dos pratos. Foi sem dúvida uma experiência maravilhosa para todos os envolvidos.”