Bacalhau da NoruegaEventos e ProjetosNotícias

BACALHAU DA NORUEGA — CURSO GRATUITO COM A CHEF MONIQUE GABIATTI

Credito da foto: Conselho Norueguês da Pesca

O SindRio, em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promoverá nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022 o segundo curso Cozinha Internacional – O mar e o Bacalhau da Noruega, comandado pela chef Monique Gabiatti.

O evento será gratuito, e tem como objetivo ampliar o conhecimento de chefs profissionais e amadores sobre a culinária com frutos do mar, com receitas protagonizadas pelo bacalhau mais nobre do mundo, o Gadus morhua.

Serão dois dias de curso, totalizando oito horas, de muito aprendizado junto a chef Monique, dona dos restaurantes Cozinha, Bar de Crudos & Ostras, GABIATTI, e do Papiro Hotel Boutique (Resort) e Catering Monique Gabiatti (serviço gastronômico personalizado).

O Bacalhau da Noruega é uma iguaria de sabor único e marcante que vive nas águas cristalinas e frias dos mares no Polo Norte, na Noruega. Trata-se de um alimento muito saudável, com baixo teor de gordura, pois cada 100g do peixe possui apenas 160 calorias, além de ser fonte de proteína, cálcio, ferro, ômega 3, iodo, selênio e vitaminas.

Versatilidade é uma característica do Gadus morhua, pois todo o Bacalhau pode ser utilizado em diversas receitas, não só em casa mas também em bares, restaurantes e hotéis, evitando o desperdício e promovendo a criatividade de quem o prepara. Porém, para que sua receita seja bem-sucedida, o segredo é ficar atento ao processo de dessalgue.

Bacalhau da Noruega – Processo correto de dessalgue

Esteja atento ao processo de dessalgue do Bacalhau da Noruega, pois ele é de extrema importância. Após chegar em casa com o seu Bacalhau, retire todo o plástico que envolve o produto, separe uma bacia com tampa bem funda, encha com água gelada com gelo, mergulhe o peixe com a pele voltada para cima, colocando o recipiente no refrigerador.

O tempo de dessalgue do Gadus morhua varia de acordo com o tamanho da posta, devendo ser feito da seguinte forma:

• Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
  • Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
  • Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.

Nunca congele o seu Bacalhau da Noruega antes de dessalgar, pois isso pode afetar a conservação do produto. Após o dessalgue, pincele azeite e embale o peixe em plástico filme antes de congelar. O Gadus morhua pode ser consumido até oito meses após o seu congelamento.

Bacalhau da Noruega – Inscrições para o 2º curso

O segundo curso Cozinha Internacional – O mar e o Bacalhau da Noruega é indicado para você que quer desenvolver seus dons culinários e se aperfeiçoar em frutos do mar. Estamos seguindo todas as normas de segurança exigidas pela OMS, e a entrada será controlada e permitida apenas mediante inscrição prévia.

Se você quer participar desse evento imperdível, tendo a oportunidade de aprender na prática com uma chef renomada que já participou do programa Masterchef Brasil, garanta já a sua vaga clicando aqui. Vagas limitadas!