Bacalhau da NoruegaNotícias

BACALHAU DA NORUEGA – O MELHOR BACALHAU DO MUNDO

Considerado o bacalhau mais nobre do mundo, o Gadus morhua possui um sabor único e marcante. Encontrado nas águas frias e cristalinas do Polo Norte, o peixe da família Gadidae é extremamente versátil.

Cada tipo de corte do autêntico Bacalhau da Noruega é indicado para diferentes receitas, podendo ser utilizadas todas as suas partes, evitando o desperdício. Ideal para uso em bares e restaurantes.

A parte mais nobre, que faz parte do corte central (alto), é o lombo. Indicado para o preparo de receitas que utilizem o pedaço inteiro, grelhado, cozido ou assado, pois solta lascas claras e tenras.

Abaixo do lombo, temos as postas médias do Bacalhau da Noruega, mais conhecidas como filés. Ótima opção para o consumo em lascas ou inteiras, como por exemplo, no churrasco.

Já a parte mais extrema das laterais do Gadus morhua e mais próximas ao rabo são as postas finas, que após o dessalgue podem ser divididas em lascas ou desfiadas para o preparo de diversas receitas. E por fim, a parte da cabeça e pele podem render deliciosos caldos e sopas.

O tempo de dessalgue do Bacalhau da Noruega vai depender do tamanho de cada posta e seu processo deve ser seguido à risca, para garantir o sucesso da receita. Respeite o tempo de dessalgue, utilizando água gelada com gelo e trocando a água pelo menos 2x durante o processo.

Uma das receitas mais famosas do Bacalhau da Noruega é o bolinho de Bacalhau, e separamos uma versão picante desse prato para você aproveitar.

Crédito da foto: Conselho Norueguês da Pesca

Bolinhos de Bacalhau da Noruega e azeitona, pepino e azeite picante

Ingredientes

– 800g de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar

– 400g de batatas

– 100g de cebolas

– Pimenta do reino

– Sal

– Salsa

– 150g azeitonas pretas

– 150ml de azeite extravirgem

– 5g de pimenta malagueta

Modo de preparo

Cozinhe o Bacalhau da Noruega previamente dessalgado, retire a pele e as espinhas e desfie esfregando-o num pano. Passe a batata pelo espremedor.

Misture todos os ingredientes com exceção das azeitonas. No momento de fazer as quenelles do preparado, coloque um pouco das azeitonas no seu interior e mergulhe em azeite quente para fritar.

Azeite picante

Triture o azeite com a malagueta no liquidificador.

Guarnição

Corte os pepinos em pedaços grandes. Retire a casca e corte, paralelamente às sementes, camadas finas de pepino.

Curso Cozinha Internacional – O mar e o Bacalhau da Noruega

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o SindRio, em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promoverá o 2º curso Cozinha Internacional – O mar e o Bacalhau da Noruega. Esta edição será comandada pela renomada chef Monique Gabiatti, proprietária de diversos restaurantes de frutos do mar e que se destacou no programa Masterchef Brasil.

No curso, Gabiatti ensinará aos participantes quatro incríveis receitas:

• Hommus de Abóbora com Lascas de Bacalhau da Noruega Confit
  • Sonhos de Bacalhau da Noruega com Grana Padano
Principais
  • Bacalhau da Noruega Espiritual da Bisa Ladu
  • Bacalhau da Noruega frito na massa de tempurá com creme de espinafre

Não perca essa grande oportunidade. Para participar, faça sua inscrição clicando aqui. Vagas limitadas!