Bacalhau da NoruegaEventos e ProjetosNotícias

DESAFIO DE PRATOS TÍPICOS DO BACALHAU DA NORUEGA: UM EVENTO INESQUECÍVEL

O 1º Desafio de Pratos Típicos do Bacalhau da Noruega começou no dia 3 de dezembro. O evento, promovido pelo SindRio em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, tem como objetivo incentivar o consumo e a valorização do autêntico Gadus morhua, além de destacar novos chefs da gastronomia do Rio de Janeiro.

O Bacalhau da Noruega vive nas águas frias cristalinas do Polo Norte da Noruega e possui um sabor único e marcante. Considerado o mais nobre Bacalhau do mundo, todo o seu processo de pesca e salga são feitos de forma artesanal. Por isso, o Gadus morhua é super saudável, pois possui baixo teor de gordura aproximadamente 160 calorias a cada 100g, além de ser fonte de proteína, cálcio, ferro e ômega 3.

O tempo do processo de dessalgue do Gadus morhua dependerá da altura da posta escolhida. O Bacalhau da Noruega rende até 30% a mais após o seu dessalgue e todas as partes do peixe podem ser usadas em diversas receitas. A indicação para o dessalgue é:

• Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
  • Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
  • Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.

Após o processo de dessalgue, o Bacalhau da Noruega pode ser congelado para manter a sua conservação e qualidade do produto.

1º Desafio de pratos típicos do Bacalhau da Noruega – Primeiro Dia

No primeiro dia do Desafio de pratos típicos do Bacalhau da Noruega, 15 chefs participaram das etapas eliminatórias. Os participantes foram divididos em 4 grupos, através de sorteio, e tiveram que realizar duas provas. A primeira foi a prova técnica, na qual os times tiveram que reproduzir o Arroz de Bacalhau da Noruega do Chef Ricardo Lapeyre, prato que foi preparado no primeiro workshop do Bacalhau da Noruega.

“O evento foi uma experiência incrível, primeiramente pelo acolhimento do SindRio, que nos recebeu da melhor forma possível com toda estrutura e suporte, e também pelo Bacalhau da Noruega, que nos proporcionou a oportunidade de trabalhar com essa iguaria” — compartilhou Bruno Mota, um dos participantes que avançou para a segunda etapa do desafio. “Eu nunca havia participado desse tipo de evento, então foi uma grande vitória que levarei para a vida toda.”

A segunda prova foi criativa, e os participantes tiveram que mostrar um prato de entrada à base de Bacalhau da Noruega, Gadus morhua. Em cada etapa foram somados pontos que deram a vitórias aos times verde e amarelo.

“Acredito que seja muito importante para todos os participantes, que estão tendo a oportunidade de trabalhar e desafiar seus limites com um ingrediente de tão alta qualidade que é o Bacalhau da Noruega” — comentou a chef Nay Guimarães, uma das juradas do desafio, sobre a primeira etapa. “Com uma disputa acirrada, devido à capacidade dos participantes, os pratos preparados foram muito bons e criativos. A disputa dessa próxima etapa certamente será trabalhosa para os jurados. O evento manteve um clima leve, descontraído, o que penso ser um diferencial em se tratando de uma competição. Já torço pelas próximas edições do concurso!”

Os participantes que seguiram na disputa foram:

Nanda Sampaio

Glaucianne Cardoso

Agnes Magno

Raíssa Cardozo

Andreia Moraes

Manuella Fercher

Bruno Mota

Will Sousa

1º Desafio de pratos típicos do Bacalhau da Noruega – Segundo Dia

No dia 10 de dezembro foi o segundo dia do desafio, no qual os 8 chefs dos times vencedores disputaram a semifinal e a final. Os participantes foram divididos em 4 duplas, decididas novamente por sorteio. Foram momentos emocionantes, e os participantes tiveram que colocar em prática criatividade e técnica para o preparo de pratos que tinham o Bacalhau da Noruega como protagonista.

Depois de um dia de muito aprendizado e experiências inesquecíveis com o autêntico Bacalhau da Noruega, as 4 equipes apresentaram seus pratos e foram avaliadas pelo júri, composto novamente pelas chefs Nay Guimarães e Rosi Siqueira, com a adição do chef Carlos Ohata. O evento também foi prestigiado por Øystein Valanes, diretor das operações do Conselho Norueguês de Pesca no Brasil, que também degustou as receitas.

Após o segundo dia de provas, pudemos conhecer os grandes vencedores do 1º Desafio de Pratos Típicos do Bacalhau da Noruega. Quem ficou com o primeiro lugar foi o chef Bruno Mota, que ganhou R$1.500,00 em utensílios de cozinha. Já o segundo lugar ficou para a chef Raíssa Cardozo, que faturou o prêmio de R$1.000,00 em utensílios.

Ao final do desafio, os ganhadores puderam comemorar suas vitórias juntos aos demais participantes do evento, que acompanhavam as provas e torciam pelos seus preferidos.

Acompanhe nossas redes sociais e para ficar por dentro dos próximos eventos do autêntico Bacalhau da Noruega!