NotíciasProdutos e Serviços

ALERTA: CRIMINOSOS USAM APLICATIVOS DE DELIVERY PARA APLICAR GOLPES

O “golpe da maquininha”, como é chamado, já tem ao menos 6 vítimas confirmadas nos últimos meses, no Centro e Zona Sul da cidade.

O esquema consiste em entregadores digitando valores muito acima do preço da comida pedida no momento do pagamento via cartão de crédito ou débito, ou a alegação de algum imprevisto na transação, tornando necessário ao cliente pagar diretamente ao entregador. As quantias roubadas variam da casa das dezenas aos milhares de reais.

Na maioria dos casos registrados, os entregadores mantiveram as viseiras do capacete fechadas, dificultando a identificação. A Polícia Civil do RJ está apurando se os profissionais têm participação direta no golpe ou se podem estar sendo alvos de um esquema de roubo de dados.

Proteja-se do golpe

O aplicativo Rappi ressaltou que não aceita quaisquer pagamentos feitos diretamente aos entregadores (nem mesmo a gorjeta, que também deve ser paga por meio do app), e que, caso lesado, o cliente deve registrar a ocorrência na polícia e cancelar a transação em sua operadora de cartão de crédito.

Já o iFood, outro aplicativo utilizado no esquema, afirmou que, na opção do pagamento on-line, o sistema nunca pede qualquer valor adicional no momento de receber o pedido. Caso o entregador faça tal exigência, o cliente deve recusar e acionar imediatamente o chat do app para reportar a atividade suspeita. Se comprovada, o cliente é ressarcido e o entregador, desligado.

O Procon/RJ também deu algumas dicas, como pagar apenas após conferir o valor na máquina do cartão e pedir sempre o comprovante impresso, além da nota fiscal da compra.

Com informações de Jornal O Globo.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo