NotíciasSem categoria

EVENTO CELEBRA A REDUÇÃO DO ICMS PARA O SETOR GASTRONÔMICO

O SindRio promoveu na noite de ontem (27), no Rio Scenarium, um encontro para celebrar a vitória histórica da redução da alíquota de ICMS para alimentos.

A partir de um projeto de Lei de autoria do Deputado Andre Ceciliano, criou-se, de forma espontânea na Casa Legislativa, uma discussão com atuação suprapartidária, buscando o melhor para o Estado do Rio e culminou na aprovação do PL 4177/2021. Tal projeto reduz o ICMS de alimentos setor para para 3% e coloca o Rio de Janeiro em nível de competitividade com demais estados do Sudeste. .

O Governo do Estado também sensível aos desafios do setor brevemente sancionou o projeto, dando vida à Lei 9355/2021.

Esta não é apenas uma vitória do setor de Bares e Restaurantes, mas de toda a sociedade fluminense, pois refletirá em melhora da economia e geração de empregos, beneficiando e fortalecendo todo o setor produtivo do Rio de Janeiro.

O Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, o Presidente da Alerj, André Ceciliano e o Presidente do SindRio, Fernando Blower, subiram ao palco do evento que contou com a presença de empresários do setor, associados SindRio e representantes das mais importantes Instituições da cadeia produtiva e do turismo no Rio de Janeiro.

Fernando Blower ressaltou o histórico de luta da luta travada desde 2012 e que resultou nesta redução:

“Talvez este seja o dia mais marcante de uma longa trajetória do SindRio em defesa de uma condição tributária mais harmoniosa e justa. Temos um patrimônio cultural e ambiental invejável e o privilégio de viver uma capital icônica, conhecida mundialmente. Queremos muito que o Rio dê certo e estamos trabalhando por isso. Acreditamos que o novo ICMS é o primeiro passo para a retomada do crescimento da gastronomia no Estado”, celebrou Fernando Blower.

“Agradecemos ao Governador, ao Presidente da Alerj e às demais demais autoridades presentes pela abertura do diálogo e pela sensibilidade no acolhimento deste pleito”, Completou.

O Presidente da Alerj, André Ceciliano destacou o trabalho em parceria com o Governo do Estado.

“Esta é mais um iniciativa da Assembleia em parceria com o Governo do Rio para ajudar o estado a enfrentar a crise, voltar a crescer e gerar emprego e renda. O Rio precisa e merece dar a volta por cima.”, afirmou Ceciliano.

O Governador do Rio, Claudio Castro, falou sobre a importância do diálogo aberto entre as instuições. “Enquanto eu estiver no governo a cadeia produtiva será ouvida para tudo. Não se faz o estado só de governo e sim com pessoas que devotam a vida para gerar emprego e renda  para o estado. Estamos lutando contra a insegurança jurídica e trabalhando para trazer a sonhada estabilidade. Após muito trabalho o Rio de Janeiro está dando a volta por cima e nós vamos voltar a nos orgulhar de sermos cariocas e fluminenses. “, ressaltou Castro.