DestaqueNotíciasPublieditorial Parceiro

Contorno da escassez de mão de obra com produtos que facilitam a operação de bares e restaurantes

A dificuldade de contratar e manter funcionários tem sido uma queixa crescente dos gestores de bares e restaurantes. É preciso buscar soluções que minimizem estes problemas, como por exemplo, a rotatividade de equipes, que chega a 74% no setor, gerando custos com os constantes treinamentos e falta de pessoal. Isso tudo ainda acaba por afetar a experiência do cliente, que pode levar a reclamações e reduzir o índice de retorno deste ao estabelecimento.

Investir em soluções que diminuam a necessidade de grande qualificação da equipe e ainda otimizem processos pode ser uma solução eficiente para a falta de mão de obra. Equipamentos que otimizem processos e produtos pré-preparados são alguns exemplos.

As relações de trabalho atuais

A situação de pleno emprego – com a menor taxa de desemprego do Brasil (6,6%), os trabalhos informais (freelancers e diaristas) e as plataformas de economia gig como Uber e iFood, que remuneram de forma imediata, têm mudado as relações de trabalho.

No setor de alimentação fora do lar isso não é diferente. A pesquisa “Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice”- realizada pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Galunion e Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) -, constatou que apesar do saldo econômico positivo, 57% das 453 marcas entrevistadas apontam a falta de mão de obra qualificada como o principal desafio.

Além da contratação, outras dificuldades apontadas pelos entrevistados são a escassez de profissionais qualificados e o alto custo com o pessoal. Na tentativa de superar estes desafios, 65% dos gestores declararam adotar uma comunicação mais eficaz, 63% apostam no lançamento de promoções e combos, e 77% na inovação de produtos.

Produtos inovadores para uma operação eficiente

Para otimizar o tempo e reduzir gastos, é necessário contar com fornecedores que ofereçam produtos de manuseio e preparo rápidos e fáceis. As famosas batatas fritas da McCain, por exemplo, que hoje possuem uma gande variedade de cortes e formatos, são pré-fritas diminuindo não só o trabalho de descascar e cortar o tubérculo como diminuem o tempo de preparo.

Especializada em soluções em alimentos semi-prontos de alta qualidade, a McCain conta ainda com a linha Pickers e com os Waffles da recém adquirida Forno de Minas. Os primeiros são aperitivos como bolinhos, coxinhas e anéis de cebola, tudo que já é parte do conceito de petiscos que o público de bares e restaurantes conhece e adora. Já os Waffles funcionam tanto para operações que sirvam café da manhã como para sobremesas.

Os produtos foram desenvolvidos para serem fáceis de preparar e servir, deixando a operação mais simples e rápida, mas sem perder a qualidade. Eles são rentáveis, por isso ajudam a aumentar o ticket médio e elevar o faturamento do seu negócio.

Além dos produtos que tem preparo rápido e que demandam menor prática de quem os prepara, a empresa oferece serviços e ferramentas para facilitar a gestão do seu negócio. Desde receitas e uma calculadora de lucros, até o atendimento e apresentação de produtos. A equipe McCain apresenta e demonstra seus produtos, inclusive de forma comparativa com o que o estabelecimento já usa, sem nenhum custo ou compromisso para o operador.

A McCain valoriza estar sempre próxima dos operadores por meio de seu time de executivos, que entende todas as alternativas e oportunidades de negócio para impulsionar cada estabelecimento. Ao optar pela exclusividade dos produtos McCain, os operadores podem contar com materiais como cardápios, uniformes e itens de mesa – porta-aperitivos, displays de acrílico para promoções e porta-porções –, conforme o volume de compras.

Além disso, a parceria abre espaço para a criação de um calendário de ações, como campanhas “compre e ganhe”, que estimulam a experimentação da linha e beneficiam diretamente o consumidor final.”

A McCain

Nascida no Canadá em 1914, hoje a empresa conta com 51 fábricas ao redor do mundo. Chegou ao Brasil em 1992, e sua primeira fábrica foi inaugurada em 2022. A McCain tem se consolidado cada vez mais no mercado de produtos congelados. Além de abastecer supermercados e restaurantes, como as redes de fast food do McDonald’s, a empresa adquiriu a Forno de Minas, aumentando a variedade de produtos.

Importante lembrar que a McCain, parceira do SindRio, não faz venda direta, mas possui uma rede de distribuidores para atender bares e restaurantes de todo o brasil. Entre em contato, conheça os produtos e serviços da empresa líder de mercado e escolha o fornecedor mais adequado para você.

Fale com a McCain

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo