O AUTÊNTICO BACALHAU DA NORUEGA: VERSATILIDADE DE RECEITAS
Você sabia que o Gadus morhua pode ser usado em diferentes receitas? O peixe inteiro pode render diversas opções de pratos. O Bacalhau da Noruega pode ser dividido em 3 partes: lombos, postas médias e postas finas.
O lombo (corte central) é a parte mais nobre do Bacalhau da Noruega. Ideal para receitas de assados, grelhados e cozidos, pois seu corte solta pétalas claras e tenras que deixam os pratos mais bonitos.
As postas médias (também conhecidas como filés) do Bacalhau da Noruega podem ser consumidas inteiras ou em pétalas. Ótima opção para ser consumida em churrasco.
As postas finas são os pedaços abaixo do lombo e mais próximos do rabo. Após o dessalgue do Bacalhau da Noruega, podem ser usadas em pétalas ou desfiadas.
Já o rabo e a pele do Bacalhau da Noruega também podem ser aproveitados em preparos de caldos, para diferentes receitas.
O chef Ricardo Lapeyre ensinou, no curso “Cozinha Internacional: O mar e o Bacalhau da Noruega”, 4 tipos de cocção para serem utilizadas em 8 receitas. Segundo o chef, o dessalgue correto é fundamental para que sua receita seja bem sucedida.
O Gadus morhua vem das águas frias e cristalinas dos mares no Polo Norte, na Noruega. Considerado o mais nobre do mundo, o Bacalhau da Noruega possui um sabor único. Por ser um produto sem conservantes, é muito saudável, pois contém baixo teor de gordura e após o dessalgue pode render até 30% a mais. E todo o processamento do Bacalhau da Noruega é natural. Não tem química ou conservantes. É peixe e sal, e mais nada.
São diversas as possibilidades de receitas com o autêntico Bacalhau da Noruega, como bolinhos, risotos, grelhados, assados, cozidos, entre outros. Hoje, separamos 3 opções que podem ser servidas como opção de entrada fria, entrada quente e prato principal.
Salada de Bacalhau da Noruega com pimentões assados
Ingredientes
- 300g de Gadus morhua, o autêntico Bacalhau da Noruega, após ser dessalgado;
- 0.5dl de azeite extra virgem;
- 8 dentes de alho;
- Pimenta.
Guarnição
- 150g cebolas;
- 1 pimentão vermelho;
- 1dl de azeite extra virgem;
- 0.3dl de vinagre;
- Sal;
- Pimenta.
Modo de Preparo
Disponha o bacalhau num tabuleiro de forno. Perfume com azeite virgem e pimenta preta e guarneça com alho laminado. Leve a assar em forno aquecido a 150 ºC durante 25 minutos.
Limpe o bacalhau de peles e espinhas, lasque-o e reserve juntamente com o azeite do assado. Enquanto o bacalhau assa, coloque a cebola picada e o pimentão assado sem pele e cortado em cubos para marinar numa mistura de azeite extra virgem e vinagre de vinho tinto durante 20 minutos.
Coloque o bacalhau numa taça, junte a marinada de cebola e pimentão, retifique os temperos e aromatize com ervas aromáticas a seu gosto. Sirva, dispondo o bacalhau em lascas alternando com os pimentões.
Sopa picante de tomate com Bacalhau da Noruega
Ingredientes
- 400g de Bacalhau da Noruega, após ser dessalgado;
- 1 cebola;
- 4 dentes de alho;
- 2 pimentas dedo de moça;
- 800g tomate em lata;
- 2dl de água;
- 2dl de caldo de legumes;
- 1 punhado de orégano fresco;
- 1 punhado de manjericão;
- 4 ovos cozidos;
- Sal e pimenta;
- Óleo.
Acompanhamento
- Pão.
Modo de Preparo
Divida o peixe em 4 porções. Frite o bacalhau salgado na frigideira, em fogo médio, por cerca de 3 minutos de cada lado, até todos os pedaços dourarem. Ferva os ovos por 8 minutos e, a seguir, coloque-os em água fria. Descasque-os.
Pique bem a cebola, o alho e a malagueta. Coloque um pouco de óleo numa panela e frite a mistura em fogo médio/alto. Adicione a água, os tomates picados em pedaços grandes, o caldo de legumes e a pimenta. Deixe a mistura cozinhar em fogo brando por 10 minutos. Mexa em intervalos regulares.
Bata a sopa com o mixer e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Corte os ovos ao meio. Cubra a sopa de tomate picante com pedaços de bacalhau salgado frito, os ovos cozidos, ervas e uma pitada de pimenta moída grosseiramente. Sirva com um bom pão rústico.
Bacalhau da Noruega com pimentão
Ingredientes
- 800g de Bacalhau da Noruega, após ser dessalgado;
- 4 pequenos pimentões vermelhos;
- 4 pequenos pimentões amarelos;
- 2 pimentas dedo de moça;
- 300g de tomate cereja;
- 150g de azeitonas pretas;
- 5 dentes de alho;
- 4dl de azeite de oliva;
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1 colher de chá de pimenta moída;
- 1 punhado de salsa fresca.
Modo de Preparo
Aqueça o forno a 180 °C / 350 °F / termostato 4. Divida o bacalhau salgado em fatias de 1 a 2 cm de espessura. Remova as sementes e os caules dos pimentões e corte-os em pedaços. Corte os dentes de alho em fatias finas e pique as malaguetas em pedaços não muito pequenos. Espalhe o bacalhau salgado na assadeira juntamente com os legumes.
Misture o azeite com a pimenta preta e o sal grosso. Despeje a mistura sobre os legumes.
A assadeira precisa de 30 minutos no forno a 180 °C / 350 °F / termostato 4, ou até o peixe começar a “lascar”. Polvilhe com salsinha antes de servir.
Sirva com um bom pão rústico e maionese aioli ou purê de batata caseiro.
Fontes das receitas: https://mardanoruega.com/recipes/bacalhau-da-noruega/salada-de-bacalhau-da-noruega-com-pimentos-assados/
https://bacalhaudanoruega.com.br/recipes/bacalhau-da-noruega/bacalhau-da-noruega-com-pimentao/