Notícias

EMBALADO PELA BRISA DO MAR, DE LAMARE CHEGA À ORLA DE IPANEMA

Com um nome de peso, restaurante promete exaltar o que há de melhor na gastronomia carioca com ingredientes frescos e muita técnica.

Fachada de Lamare (fotos: Orla Rio e Rodrigo Azevedo)

Localizado na praia de Ipanema, ponto turístico da Cidade Maravilhosa, o de Lamare acaba de inaugurar no posto 8, com uma vista privilegiada para o Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil. O novo empreendimento comandado pelos três amigos Pedro de Lamare, David Zylbersztajn e Luiz Carlos Nabuco, chega à orla mais badalada da Zona Sul, trazendo o que há de melhor na gastronomia carioca com ingredientes frescos e selecionados, e drinques refrescantes. Isso tudo de frente para o pôr do sol mais aplaudido do mundo.

Amigos de longa data, o trio, que é apaixonado pelo Rio e está confiante com a retomada do setor, promete aquecer a gastronomia carioca. A união de Pedro, que acumula anos de experiência à frente do Gula Gula e é ex-presidente do SindRio – Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, David, que também tem experiência na área e atuou como sócio do Rubaiyat Rio, e Nabuco, que traz a expertise do mercado financeiro, vem para enriquecer o cenário gastronômico atual e garante render muitos frutos.

“O de Lamare pretende ser um lugar acolhedor, tendo a gastronomia como forma de aconchego e afeto. Um local plural em todos os sentidos, levando a descontração carioca para os seus clientes através de um ótimo serviço, comida boa e drinks criativos e deliciosos.”- revela Pedro de Lamare, um dos sócios que carrega o sobrenome batizando a casa .

Leve e com muita bossa, o cardápio é assinado pela chef consultora Lelena Cesar e comandado por Lucas Lemos, chef executivo da casa. A dupla aposta em pescados e frutos do mar preparados com muita técnica e apresentados de maneira simples. Com opções para todos os gostos, o cardápio possui 12 seções que vão desde belisquetes à pratos para compartilhar: A vitrine do mar é coisa séria; Espetados; Sarténs; Para esperar o pôr do sol; Sanduíches; Frescas, Entradas; Pratos para comer junto; Pratos que você quer; Na na ni na não hoje eu vou de PF mesmo e Doces delícias.

“Foi um desafio criar um menu para um lugar com esse nome, que carrega em si um DNA porreta da história gastronômica do Rio. Busquei em minha memória os papos que tinha  com Fernandão (Fernando de Lamare, fundador da rede Gula Gula), quando estava renovando cardápios que ele havia criado com tanto sucesso. Peguei tudo isso e coloquei na frente do mar, com o pé na areia, o pôr do sol mais lindo do mundo, num endereço sofisticado por sua beleza e localização e pensei: esse é o conceito do restaurante! Despojado, simples e ao mesmo tempo requintado, simpático e aconchegante, alegre na memória e no paladar. Comida sincera feita com ingredientes de excelente qualidade. Os cariocas irão se sentir em casa e os turistas vão entender o que é estar no Rio. Assim é o de Lamare”, explica Lelena.

O chef Lucas Lemos ainda complementa sua parceira de cozinha: “Fizemos um trabalho a quatro mãos. Pra mim, sempre ficou muito claro que estamos montando o 1º restaurante de praia do Rio. Nosso grande diferencial é ter opções variadas e descomplicadas como o pastel de camarão na moranga com Catupiry e os mexilhões ao molho cremoso de vinho branco. A nossa proposta é atrair o cliente que quer sentar e pedir um pastel de frente para a praia e ao mesmo tempo comer bem. Respeitando, é claro, o sobrenome de Lamare, que significa comida afetiva com responsabilidade”.

Sobre os chefs

Lelena Cesar descobriu seu dom para a gastronomia em 1992, quando abandonou a carreira de produtora de moda e se mudou para o litoral norte de São Paulo. Em Ilhabela, começou a produzir pães artesanais, geléias, bolos e tortas, que eram servidas em sua pousada e depois em sua rotisseria. De volta a São Paulo, em 1994, Lelena trabalhou e estagiou com chefs renomados e premiados, como Alex Atala e Emanuel Bassoleil. E foi colocando em prática todo seu aprendizado como administradora e supervisora de uma rede de lojas de roupa, que montou a primeira empresa de consultoria para bares e restaurantes de São Paulo. Nos últimos 29 anos, a chef fez parte da elaboração de cardápio e montagem de cozinha de mais de 90 restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil. Foi responsável por criar o conceito gastronômico do Club Chocolate como consultora e depois sócia de 1997  a 2000; diretora da rede Gula Gula de 2001 a 2005, e atualmente é sócia de uma loja on-line em São Paulo, chamada  Damádalê. Lelena César, que preza por uma comida simples e saborosa, também já participou de produções para o canal GNT. Hoje é consultora chef do quiosque de Lamare, em Ipanema.

Natural do Rio de Janeiro, o chef Lucas Lemos (32 anos) iniciou sua carreira na cozinha, em 2008, no extinto restaurante Gatto Rosso (RJ). Como estagiário, circulou por todas as estações, também conhecidas como “praças”, até ser efetivado como chef de partie. Em 2011, foi convidado para Due Cuocchi, restaurante em São Paulo chefiado por Paulo Barros e Ivo Lopes. Após 8 meses de experiência, foi convidado por Paulo Barros para fazer parte da equipe responsável pela inauguração do Girarrosto.

Em paralelo, participava de eventos com o chef Checho Gonzales. Ainda em 2011, Salvatore Loi assume o Grupo Egeu (no qual o Girarrosto fez parte) e Lucas segue no Girarrosto até 2013, quando é convidado para assumir o cargo de Sous Chef no Mozza Bar, também chefiado por Salvatore Loi.

Em 2014, trabalhou no Pomodori como Sous Chef de Tássia Magalhães, e seguiu realizando eventos sob a supervisão de grandes chefs como Bel Coelho e Raphael Despirite. Já em 2016, retorna para o Rio de Janeiro e se junta a Pedro Siqueira para abertura do Massa Trattoria. No final de 2017 é convidado para o Grupo14zero3 para comandar o Luce Cucina e Carbone, que após um ano de funcionamento, vira Luce Cucina e Pizza. Em 2019, assume o Posì Mozza & Mare e continua à frente do Luce.

E em 2020, durante a pandemia, criou o L’Ufficio Di Luca, uma padaria artesanal com pães de fermentação natural. Em junho de 2021 entrou para o time do de Lamare.

Serviço de Lamare – Endereço: Avenida Vieira Souto, s/n (Posto 8).

Reservas pelo site https://go.tagme.com.br/reservadelamare

ou através do telefone (21) 98444-6313

Redes sociais: www.instagram.com/delamarerio

Fonte: Lupa Comunicação – gastronomia@lupa.inf.br

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo