DestaqueNotíciasPublieditorial Parceiro

Checklist: sua cozinha está pronta para uma fiscalização da vigilância sanitária? 

Você já se sentiu ansioso só de cogitar uma visita surpresa da vigilância sanitária em seu estabelecimento? As inspeções da vigilância sanitária geram desconforto para gestores de bares, restaurantes e negócios do setor, que não estão em conformidade com normas de saúde pública, o que pode incluir falta de higiene, armazenamento inadequado de alimentos, uso de produtos vencidos, manipulação incorreta, ausência de licença ou alvará, e obstáculos à fiscalização. 

Estudos do setor apontam que 47% dos restaurantes são multados anualmente por falhas em boas práticas, 28% das autuações são por falta de documentação obrigatória e as multas decorrentes dessas autuações variam de acordo com os tipos de infração – leve, grave e gravíssima-, que podem chegar a R$80.000,00.   

A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado. Adequar seu estabelecimento é menos complicado do que a maioria pensa e muito mais barato que uma multa. Para permanecer em conformidade, algumas medidas são necessárias, e uma delas é garantir a contratação de uma equipe especializada em segurança dos alimentos e gestão de qualidade.  

A Rubi Nutri Solutions, sua vigilância sanitária preventiva, tem como objetivo levar tranquilidade para as três pontas envolvidas na operação de uma cozinha: empresário, colaborador e consumidor. A Rubi preparou um checklist gratuito com os cinco pontos mais críticos, que a vigilância sanitária verifica, para checar se sua cozinha está em conformidade. São eles: 

  1.  Documentação Obrigatória 

(   ) Manual de Boas Práticas atualizado e acessível; 

(   ) POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados); 

(   ) Documentos em exposição:  

Alvará de funcionamento 

Licenciamento Sanitário  

Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiro 

Certificado de higienização dos reservatórios de água  

Análise da potabilidade da água 

Certificado de desinsetização e desratização.

 

  1. Controle de Temperatura

(   ) Equipamentos e alimentos nas temperaturas adequadas; 

(   ) Registros diários de temperatura; 

(   ) Descongelamento adequado dos alimentos . 

  1. Armazenamento de Alimentos

 (   ) Alimentos devidamente protegidos, identificados/etiquetados e dentro do prazo de validade 

(   ) Produtos acondicionados sobre paletes ou prateleiras. 

 

  1. Higiene

(   ) Utensílios, móveis e equipamentos devidamente higienizados 

(   ) Ambiente mantido limpo e organizado durante a operação.  

 

  1. Colaboradores

 (   ) Adequado asseio pessoal: higiene frequente das mãos, cabelos totalmente protegidos, ausência de adornos, unhas limpas, curtas e sem esmalte ou base; 

(   ) Uniformes e EPI’s limpos e íntegros. 

 Se seu estabelecimento encontra dificuldade em colocar em prática algum desses pontos, a Rubi Nutri oferece serviços que podem impactar positivamente na cultura da qualidade de sua cozinha. A equipe conta com profissionais especializados, com mais de 18 anos de experiência em segurança dos alimentos e gestão da qualidade. 

Fale com a Rubi Nutri

 

 

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo