NotíciasPublieditorial ParceiroSindNews

Soluções sustentáveis em embalagens e descartáveis da Qualifest fazem sucesso no SindNews

A Qualifest nasceu em 2014 em virtude da carência do mercado brasileiro de embalagens para eventos que tivessem qualidade, boa estética e que não prejudicassem o meio ambiente.

Marcela Bandeira, fundadora da empresa, conta que o projeto inicial era lançar uma loja virtual de embalagens de luxo, onde o cliente pudesse compor a solução completa para sua festa sustentável. No entanto, bastaram 6 meses de operação para a descoberta da real vocação da empresa: atender o mercado HORECA (Hotéis, Restaurantes e Catering) com soluções inovadoras e de baixo impacto ambiental para o foodservice.

Na época, a pauta da sustentabilidade ainda não tinha a importância devida no Brasil. Os poucos produtos biodegradáveis disponíveis eram muito caros e o mercado não tinha condições de pagar por eles. Ainda assim, a empresa nunca perdeu o seu foco no desenvolvimento de novas opções responsáveis e esforço na conscientização de seu público, e felizmente hoje o cenário já é bem diferente. A variedade de produtos aumentou, os custos são mais baixos, e o nível de consciência em relação ao descarte e à geração de lixo está mais alto, como pôde ser visto na no SindNews com o impacto da Mesa de Separação, Coleta e Descarte Seletivo de Lixo.

Pioneira nesse mercado e priorizando a qualidade, praticidade e elegância das embalagens, a Qualifest distribui cerca de 220 itens, mantendo um portfólio atualizado frente às tendências internacionais, tendo como objetivo principal reduzir o descarte de plástico convencional.

A empresa oferece uma vasta gama de modelos: potes e bandejas com tampa para delivery, copos, bowls, pratos e talheres, bem como itens para finger food e guardanapos premium, todos em matérias-primas de fonte vegetal e renovável, sendo biodegradáveis e/ou compostáveis.

Atenta e comprometida com toda a cadeia de fornecimento, o cuidado com a escolha dos materiais se dá do início da fabricação até o descarte. Um bom exemplo é a celulose do bagaço da cana-de-açúcar, material fabricado a partir do rejeito da indústria sucroalcooleira, que seria na maioria das vezes incinerado, e neste caso é cozido, transformado em celulose, e moldado em embalagens como pratos, potes e tampas muito funcionais e que descartadas em lixo orgânico se transformam em adubo e o ciclo recomeça.

Outros exemplos de matérias-primas são lâmina de madeira reflorestada, palha de trigo, palha de palmeira, papel zero plástico e biopolímeros derivados de amidos. Todas elas com certificações internacionais de garantia de origem, como a FSC (manejo florestal sustentável), responsabilidade social (BSCI), de segurança no contato com alimentos (FDA, BRC, NSF) e de biodegradabilidade (BPI, OK Compost). A empresa se orgulha também da recente conquista da certificação ESG, conferida pela instituição Ecovadis em Março de 2024, obtendo selo Ouro e ficando entre as 5% melhor avaliadas nos últimos 12 meses.

Com grande capacidade logística, opera com 2 Centros de Distribuição em São Paulo e Santa Catarina, atendendo com agilidade e bons custos de frete a todas as regiões do Brasil. Associados SindRio ainda contam com preços especiais na compra dos produtos Qualifest.

Solicite o catálogo de produtos com desconto e comece hoje a implementar ações mais sustentáveis no seu bar ou restaurante.