Bacalhau da NoruegaEventos e Projetos

BACALHAU DA NORUEGA: CONFIRA COMO FOI O WORKSHOP GRATUITO COM O CHEF RICARDO LAPEYRE

Na última terça-feira, dia 31 de agosto de 2021, o SindRio, em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promoveu o Workshop gratuito Bacalhau da Noruega, com o chef Ricardo Lapeyre, mediado pela jornalista e influencer Marcella Sobral. A proposta do evento trouxe as principais informações de identificação, dessalgue e preparo do autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua.

Os participantes do workshop tiveram a oportunidade de estar frente a frente com o dono do restaurante de frutos do mar Escama. Especialista em pratos com o autêntico Bacalhau da Noruega, Ricardo tirou diversas dúvidas e preparou ao vivo dois pratos especiais: o lombo de bacalhau e o  arroz de bacalhau desfiado.

Ricardo explicou como verificar a autenticidade do Bacalhau da Noruega Gadus morhua antes da compra, além de como fazer o dessalgue do peixe e a forma correta de preparo e conservação do produto. Segundo ele:

“O primeiro truque é procurar o selo de origem do bacalhau. No caso do Gadus morhua, ele vem com a marca “Seafood from Norway”. A segunda dica é comprar o peixe salgado seco inteiro, pois sairá mais barato do que comprar os pedaços separados, assim você poderá usar o produto todo.”

Para finalizar, lembrou que o bacalhau da Noruega pode ser guardado salgado e seco na geladeira e caso queira congelar o produto, o dessalgue deve ser feito antes para manter a qualidade.

Já a jornalista Marcella Sobral, que mediou o evento, lembrou que: “Para a identificação do autêntico Bacalhau da Noruega, você deve estar atento a algumas características do peixe, como por exemplo, o formato da cauda.”

Bacalhau da Noruega: Dicas para você preparar o seu prato

No Workshop gratuito Bacalhau da Noruega, os participantes puderam tirar diversas dúvidas com Ricardo Lapeyre. Um integrante perguntou como o chef fazia o preparo dos acompanhamentos do bacalhau, e Ricardo explicou que: “A mesma água, gordura ou leite usados para o preparo do Gadus morhua podem ser aproveitados nos preparos dos acompanhamentos, junto a outros temperos.” Ele ainda sinalizou que está testando algumas novas receitas para apresentar em breve nos seus cursos.

Outro participante perguntou a forma correta de dessalgue do peixe. Ricardo explicou que “o dessalgue deve ser feito na água fria, em grande quantidade.” Outra dúvida esclarecida no workshop foi o tipo de azeite que deve ser usado no preparo do bacalhau da Noruega. O chef do Escama afirmou que “o tipo de azeite influencia muito na receita e você deve escolher o produto de acordo com o prato; o azeite de baixa qualidade pode interferir no gosto da receita.” Escolha sempre produtos de boa qualidade para o preparo do seu bacalhau!

Abaixo seguem links com vídeos com dicas sobre como dessalgar, como escolher e como cortar, assim como dicas para cozinhar.

Dessalgue: https://bacalhaudanoruega.com.br/local/dessalgando/

Diferentes peixes: https://bacalhaudanoruega.com.br/local/escolhendo-o-bacalhau/

Cortes: https://bacalhaudanoruega.com.br/local/cortes-do-bacalhau/

Dicas de como cozinhar: https://www.facebook.com/watch/?v=3971926229501779

Curso Gratuito Cozinha Internacional: O Mar e o Bacalhau da Noruega

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2021, das 14 às 18 horas, o chef Ricardo Lapeyre ministrará o curso gratuito Cozinha Internacional: O mar e o bacalhau da Noruega.

Serão dois dias de evento, no qual você poderá aprender 6 receitas incríveis com o chef. Para participar, faça sua inscrição no link https://bit.ly/3h3zX9p. As vagas serão limitadas e o evento contará com todas as medidas de segurança exigidos pela OMS. Garanta já a sua!

O curso será ministrado na sede do SindRio, que fica na Praça Olavo Bilac, 28/17º andar — Centro.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo