Tecnologia + hospitalidade: Goomer e SindRio promovem almoço para mudar percepções
Goomer e SindRio reuniram 40 gestores de restaurantes tradicionais para mostrar, na prática, como inovação e hospitalidade podem ser aliadas. Veja o que rolou!

Em um evento proprietário, organizado em parceria com o SindRio, a Goomer voltou a fortalecer seu principal movimento: o de aproximar operadores tradicionais do foodservice a possibilidades reais que soluções inovadoras, feitas para o setor, podem oferecer, sem que a humanização seja deixada de lado, é claro.
Nesse evento, um almoço realizado em novembro deste ano, tecnologia e hospitalidade sentaram-se juntas à mesa, mais uma vez.
Goomer e Sindrio em diálogo com o “tradicional carioca”
O almoço que é tema deste conteúdo, organizado pela Goomer em parceria com o SindRio, reuniu cerca de 40 convidados, todos cuidadosamente selecionados entre donos e gestores de restaurantes conhecidos pela tradição, a longevidade e a forte ligação com a hospitalidade.
E um detalhe: todos ainda não clientes da marca que é número um em autoatendimento no mercado nacional.
O cenário escolhido para o encontro – este sim, já cliente Goomer –, foi o do Jappa Quitanda, uma referência em gastronomia japonesa contemporânea e em atendimento acolhedor na cidade do Rio de Janeiro. A escolha reforçou a proposta do evento: de mostrar como a tecnologia pode ser uma extensão do atendimento humano, e não algo que vai substituí-lo. O grupo de convidados, carinhosamente recebido pelos profissionais do estabelecimento para um momento de troca, escuta e conexão, saiu do encontro marcado por diversos aprendizados positivos.
“Muitos operadores reconheciam a importância da eficiência operacional e queriam obtê-la em alto nível, mas, até o nosso encontro, tinham receio de comprometer a hospitalidade de suas casas. Agora, posso dizer que mesmo os mais resistentes entenderam: uma coisa não anula a outra”, celebra Isaac Paes, CMO da Goomer.
Como foi o encontro, afinal?
Os convidados começaram a se reunir no final da manhã, recebidos pela equipe da Goomer em um ambiente leve, onde o propósito da reunião – conectar pessoas antes de conectar sistemas – já começava a se manifestar.
Após uma fala de boas-vindas, Danni Camilo, consultora renomada em experiência no foodservice e convidada especial, assumiu a roda de conversa sobre tecnologia e hospitalidade. Os diálogos incentivaram reflexões sobre o papel da tecnologia como ferramenta de trabalho dos garçons, o uso de dados para menos fricções sem que haja eliminação do “toque humano” e a importância da autonomia do cliente, inclusive como elemento da hospitalidade moderna.
Junto com eles, também surgiram exemplos práticos de restaurantes que já equilibram eficiência com personalização, como a impulsão ao Milk & Mellow (SP) que virou case no Radar Tech da Galunion. “A gente quis mostrar que tecnologia não afasta, aproxima. E conseguimos! Então, tivemos espaço para, logo após a roda de conversa, falarmos um pouco mais do nosso portfólio, o que foi excelente!”, conclui o CMO.
Fome de inovação: o tablet como ponte entre eficiência e acolhimento
Antes mesmo do serviço do almoço, de forma objetiva e técnica, seguindo a linha de raciocínio da roda de conversa tão produtiva que antecipou seu speech, a Goomer mostrou como seu portfólio foi pensado para harmonizar tecnologia com o atendimento humano.
Pensando na operação de cada um de seus 40 convidados, foi uma escolha da marca destacar, neste momento do encontro, o uso do Cardápio Digital no Tablet para atendimento em salão.
Apresentaram-se os seguintes pontos-chave:
-
O tablet não substitui o garçom, apenas elimina tarefas repetitivas
-
Isso leva à liberação do tempo para um atendimento mais atencioso
-
Velocidade por pedido, assertividade e giro de mesa melhoram com o uso do dispositivo em sua versão 2.0
-
Está provado o aumento na satisfação do cliente e a adequação da organização das rotinas dos funcionários – e até da gestão
“Por último, mas não menos importante, também evidenciamos como a tecnologia se adapta ao estilo da casa, não o contrário, enfatizando que inovar não quer dizer abrir mão da identidade da marca”, explica o porta-voz.
E, finalmente, no salão do Jappa da Quitanda, os participantes puderam circular, trocar experiências e aprofundar as conversas iniciadas no decorrer do encontro, seguindo para o momento mais aguardado: o de sanar a fome propriamente dita.
A importância do evento para o foodservice do Rio de Janeiro
Mais do que uma apresentação do autoatendimento para quem ainda não o conhecia de perto, o almoço organizado pela Goomer em parceria com o SindRio abriu espaços para desconstrução e reconstrução de percepções.
O evento provou que digitalização não significa robotização, que pode haver hospitalidade com máxima eficiência de atendimento e que o cliente moderno precisa de autonomia, mesmo quando está num restaurante tradicional.
“Mesmo sabendo que o Rio de Janeiro é um mercado maduro, com marcas históricas e forte cultura de serviço, a Goomer foi lá e fez: deu um passo importante para aproximar inovação e tradição. Esse tipo de ‘revolução do bem’ está no nosso DNA”, pontua.
Entrada, prato principal e sobremesa: boas tecnologias só potencializam um negócio
Ao entenderem, na prática, como o Cardápio Digital apoia o trabalho da equipe do restaurante, os operadores convidados para o almoço perceberam que eficiência e acolhimento podem, sim, coexistir no mesmo fluxo de atendimento. Além disso, puderam saborear o fato de uma tecnologia, quando bem aplicada, funcionar como um ingrediente que realça a qualidade do serviço, não como algo que altera a receita original da casa.
“E ficou claro, pra gente, que, quando a inovação é apresentada com contexto, propósito e exemplos reais de aplicação, a resistência diminui significativamente”, conclui Isaac.
Os convidados se despediram levando novos insights, Goomer e SindRio cumpriram seus propósitos, e o que ficou foi uma expectativa pelo próximo encontro.
Se interessou em saber mais sobre o Cardápio Digital no Tablet?
Enquanto um novo almoço não acontece, solicite uma demonstração personalizada pelo site da Goomer! Remota, ela é válida para gestores de bares e restaurantes ao redor de todo o Brasil, e, ao fazê-la, você terá um especialista à disposição para esclarecer suas dúvidas ou seguir em frente com sua demanda!
Caminhe rumo a uma operação mais eficiente, humana e preparada para o futuro – a partir de agora.



