Parceria entre CIEE Rio e SindRio amplia oportunidades para jovens no Rio
O CIEE Rio fecha o ano de 2025 com números significativos no Estado. Este feito só é possível com a participação de parceiros como o SindRio, que podem contratar estagiários e aprendizes com condições especiais para os estabelecimentos associados. Abrir portas no mundo do trabalho para jovens, adolescentes e estudantes é uma das missões do CIEE Rio, que teve 23.000 aprendizes e 31.000 estagiários ativos até dezembro de 2025, criando oportunidades para o futuro.
A parceria do SindRio com o CIEE, neste ano, somou novas contratações com o programa Jovem Aprendiz, principalmente no segmento de gastronomia, e bares e restaurantes. Mas os parceiros do SindRio também podem contratar estagiários.
No programa de estágio podem ser contratados estudantes com, no mínimo, 16 anos completos, que estejam matriculados numa instituição de ensino – seja ensino médio, técnico, tecnológico ou superior. A carga horária pode ser de 4 ou 8 horas, com bolsa-auxílio e benefícios definidos pelo contratante e orientada pelo mercado de trabalho. Não há limite de idade para a contratação.
Já no programa Jovem Aprendiz podem ser contratados jovens entre 14 a 24 anos incompletos, que podem estar cursando ensino médio ou já terem concluído. “É importante também que o empresário abra vagas para os estudantes e as empresas cumpram as cotas da aprendizagem, dando mais oportunidades ao jovem para que ele entre no mundo do trabalho. Eles são o futuro do nosso País. Temos um grande contingente de jovens que hoje não estudam e não trabalham. Eles precisam de oportunidades”, lembra Luiz Gustavo Coppola, superintendente geral do CIEE Rio.
Nos programas socioassistenciais de 2025, mais de 1.700 pessoas foram assistidas em todo Estado, mas principalmente na capital. O CIEE Rio realizou mais de 90 mutirões, 98 ações em Instituições de Ensino e mais de 195 mil jovens e estudantes foram encaminhados para as melhores oportunidades.



