Eventos e ProjetosGosto da AmazôniaNotícias

Gosto da Amazônia: Uma viagem gastronômica única em Búzios

O projeto Gosto da Amazônia traz o pirarucu selvagem e de manejo sustentável para desembarcar no renomado Hotel Les Relais La Borie, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Depois do sucesso de uma série de jantares especiais durante o mês de Julho, o peixe passa a ser parte do cardápio regular.

Desenvolvido a partir da necessidade de se conquistarem novos mercados e um número maior de consumidores, o Gosto da Amazônia é fruto de uma parceria entre as instituições responsáveis pelo manejo do pirarucu, o Instituto Maniva, cuja missão é promover a melhoria da qualidade alimentar da sociedade, valorizando o modelo de produção familiar e sustentável, e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SINDRIO), que representa institucionalmente mais de 11.000 estabelecimentos na cidade e está sempre em busca de novidades e melhorias para o setor.

Conhecido por sua versatilidade culinária e sabor ímpar, o pirarucu (Arapaima gigas), um dos maiores peixes de água doce do mundo e símbolo da Amazônia, é a estrela de uma iniciativa inovadora que harmoniza produtividade com a preservação da biodiversidade: o manejo sustentável do pirarucu.

O chef francês Frédéric Monnier, embaixador do famoso peixe, preparou um menu especial que passa a ser servido no aclamado restaurante Chez Françoise, localizado no Hotel Les Relais, de frente para a paradisíaca Praia de Geribá.

A experiência com o gigante peixe amazônico, que pode alcançar até 3 metros de comprimento, é marcada por sua carne macia e sabor neutro, permitindo combinações excepcionais em cada prato.

Confira o cardápio:

Petiscos:

• Fish e chips amazonien – R$ 49
  • Bolinho de pirarucu com geleia de pimenta – R$ 32
  • Brochette de pirarucu com bacon e cebola confit – R$ 55

Entrada:

• Crocante de pirarucu sauce hollandaise et petit legumes sablés parmesão – R$ 55
  • Frigideira de pirarucu, ervilhas, copa e molho grenobloise – R$ 59

Prato Principal:

• Barriga de pirarucu étuvée no azeite e tomilho com purée de baroa, alho confit com azeite de manjericão – R$ 65
  • Lombo de pirarucu selvagem grelhado em crosta de ervas ao alho poró étuvé e beurre blanc de açafrão da terra – R$ 69

Sobremesa:

• Moelleux chocolate ao sorvete de cupuaçu, dentele de mel brasileiro – R$ 48

Os jantares temáticos aconteceram em 15, 22 e 29 de julho, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de se deliciar com os sabores da Amazônia, em uma das praias mais charmosas de Búzios.  Agora, será possível aproveitar os pratos com pirarucu sempre que for à Búzios.

Para reservas, entre em contato pelo whatsApp: (22) 98173-9138.