NotíciasNotícias Jurídicas

Boné ou touca na cozinha do restaurante?

Muitos associados têm feito esta pergunta e o senso comum deve ser substituído pela atitude que melhor preserva o preparo higiênico do alimento além de evitar questionamentos ou até multas da autoridade sanitária.

A Resolução nº 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004, da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina em seu item 4.6.6, o seguinte:

“4.6.6 Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base. Durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem.” É possível consultar a norma na íntegra AQUI.

Como o termo “outro acessório apropriado para esse fim” é impreciso, a orientação é que a rede ou touca gere mais certeza de adequação à norma acima. Os bonés ou outros apetrechos devem ser evitados.

A Vigilância Sanitária de Prefeitura do Rio de Janeiro mantém em seu site uma cartilha e material de orientação muito útil que vale a leitura. Confira AQUI.

Bon appétit!

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo