Eventos e ProjetosNotícias

Rio de Janeiro sediará Latin America’s 50 Best 2023

A vocação gastronômica e para receber eventos da cidade do Rio de Janeiro acaba de ser endossada de forma mundial. Pela primeira vez o Brasil receberá Latin America’s 50 Best, e a grande festa de premiação acontecerá no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 2023.

Reunindo os mais influentes nomes do cenário gastronômico da América do Sul, o anúncio oficial da cidade como sede foi feito no dia 31 de maio pelo prefeito Eduardo Paes junto com o CEO da Organização 50 Best, Charles Reed.

“Não poderíamos estar mais entusiasmados em trazer o programa de premiação dos Latin America’s 50 Best Restaurants para o Brasil, com o apoio do nosso destino parceiro, a cidade do Rio de Janeiro. A decisão de sediar a premiação deste ano no Rio resume a importância do Brasil como destino culinário de primeira linha, e enfatiza a posição estimada do Rio na cena cultural e gastronômica da América Latina.”, disse Reed

Já o prefeito ressaltou que “É uma honra receber o 50 Best aqui na nossa cidade. O Rio de Janeiro tem essa vocação para atrair quem gosta de boa comida, boas experiências, quem quer se divertir. A gastronomia é essencial para o turismo e, com este evento, vamos atrair um turista interessado na nossa cozinha, nos nossos costumes e, de quebra, movimentar a economia e gerar mais empregos.”

Diferente de guias, como o Michelin, que possuem um olhar mais técnico, o ranking do The World’s 50 Best Restaurants é feito com um corpo de 1.080 jurados em 27 regiões do mundo divididos entre chefes e proprietários de restaurantes (34%), jornalistas e críticos (33%) e os chamados foodies – amantes da gastronomia que viajam o mundo para comer e beber bem (33%). Desta forma, há um equilíbrio entre diferentes óticas e expertises, vivências e origens além de contar com homens e mulheres na exata proporção de 50%. E para evitar votos que acabem se repetindo pela preferência, 25% da equipe é renovada a cada edição. Na edição da América Latina são 300 experts regionais que votam durante um ano, confidencialmente, em seus 10 restaurantes favoritos visitados nos últimos 18 meses.

O peso de receber o 50 Best América Latina se torna ainda maior já que este ano celebra-se a 1ª década do evento! No site do organizador é possível ver a deferência e até paixão pela Cidade Maravilhosa e suas belezas e cultura. “As influências indígena, europeia, africana e asiática que caracterizam o Brasil resultam em deliciosas combinações como a feijoada…, enquanto outras saborosas comidas que distinguem o Rio incluem o pão de queijo, coxinha, o corte de carne picanha, moqueca e brigadeiros” – descreve o site da edição carioca do Latin America’s 50 Best.

Na programação estão o #50BestTalks, um painel que reúne inovadores e pensadores líderes da culinária, experiências culinárias do 50 Best Signatures Sessions com chefes de todo o globo, aberto ao público no Rio de Janeiro no final de novembro além da tradicional Chef’s Feast que junta os melhores cozinheiros da América Latina para celebrar os mais famosos pratos e drinks da cidade. Finalmente, no dia 28 de novembro acontece a cerimônia de premiação que revelará os Latin America’s 50 Best Restaurants de 2023.

• Fernando Blower, presidente do SindRio (direita) com o prefeito Eduardo Paes

Por aqui, depois do lançamento que contou com a presença não só do presidente do SindRio, Fernando Blower, como também de Kátia Barbosa, membro do Conselho Diretor, e grandes nomes da gastronomia como nossos associados Claude Troisgros, Bianca Barbosa e Andressa Cabral, seguimos ansiosos pela programação e indicações.