Bacalhau da NoruegaEventos e ProjetosNotícias

II DESAFIO DE PRATOS TÍPICOS COM BACALHAU DA NORUEGA: UMA EXPERIÊNCIA SEM IGUAL

A segunda edição do Desafio de Pratos Típicos com Bacalhau da Noruega foi um grande sucesso. Novamente promovido pelo SindRio em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, o evento acrescentou novidades, como um quiz sobre o Gadus morhua, o autêntico Bacalhau da Noruega, premiação para todos os quatro finalistas, entre outras.

Em duas etapas, nos dias 5 e 12 de agosto, os participantes mostraram, na prática, toda a versatilidade e qualidade do Gadus morhua. Na primeira etapa, que teve lugar no dia 05/08, 14 participantes foram divididos em quatro grupos para realizar as provas Criativa, usando o lombo do bacalhau, e Temática, a partir de um elemento cultural a ser adaptado, nas quais foram avaliadas a criatividade, apresentação do prato, textura, sabor e aroma e a utilização do bacalhau.

Na segunda etapa, que ocorreu no dia 12/08, cada dupla teve de reproduzir um prato executado por um chef convidado. Novamente, foram avaliadas criatividade, apresentação do prato, textura, sabor e aroma e utilização do bacalhau.

As finalistas do desafio. Da esquerda para a direita: Alessandra de Araújo Vieira, Michelle Marcelly Rodrigues da Costa de Andrade, Andreia Moraes da Fonseca e Natália Rodrigues de Jesus.

Na grande final individual, cada participante precisou criar um menu autoral completo, com entrada e prato principal, com ao menos duas guarnições, ressaltando as qualidades do autêntico Bacalhau da Noruega e todas as suas possibilidades. Após árdua deliberação das juradas Rosi Siqueira, Ana Carolina Leão e Joyce Cafiero, as grandes vencedoras foram as chefs Natália Rodrigues de Jesus, que conquistou o primeiro lugar, e Alessandra de Araújo Vieira, a segunda colocada.

As grandes campeãs: a primeira colocada Natália Rodrigues de Jesus (à direita) e a segunda, Alessandra de Araújo Vieira (à esquerda).

O Desafio de Pratos Típicos com Bacalhau da Noruega foi inesquecível para todos os envolvidos. Com clima amigável e de aprendizado, foi uma troca de conhecimento e experiências, tornada possível graças a esse ingrediente inigualável que é o autêntico Bacalhau da Noruega. Confira alguns relatos:

“Participar como jurada do segundo desafio do Bacalhau da Noruega atendeu todas as minhas expectativas. Um concurso no qual os participantes puderam ter a experiência de trabalhar com um produto de extrema qualidade e assim poder criar pratos incríveis, utilizando de técnicas e criatividade. Foi difícil escolher os vencedores, porque todos se dedicaram com afinco e o resultado não poderia ser melhor.” — Rosi Siqueira, jurada.

“Confesso que me inscrevi no desafio sem perspectiva nenhuma de ganhar. Sempre tive medo de mostrar o realmente eu amo fazer, que é cozinhar, então resolvi me desafiar. Mostrar para mim mesma que eu podia sair da minha zona de conforto. Porém nunca imaginei que, entre os 14 participantes, eu chegaria em segundo lugar. Fica meu conselho: se você não acredita em si mesmo, aposte sem medo na sua trajetória de realizações, pois, mesmo se algo der errado, ainda há coragem embutida no seu coração e confiança no que você faz. Acredite em seus sonhos e na determinação em sua alma, porque se acreditar você irá muito além de onde jamais imaginou que chegaria. Obrigada SindRio e Bacalhau da Noruega por me fazer ser uma pessoa mais segura naquilo que eu escolhi fazer.” — Alessandra Vieira, segunda colocada.

Veja abaixo mais fotos do evento: