Bacalhau da Noruega

BACALHAU DA NORUEGA – CONHEÇA O PROCESSO DE SALGA E SECAGEM ARTESANAL

Bacalhau da Noruega, da família Gadidae, é encontrado nas águas frias e cristalinas dos mares no Polo Norte, na Noruega. Alimento super saudável e ideal para quem busca uma alimentação balanceada. É um produto 100% natural apenas peixe e sal, além de possuir um baixo teor de gordura — cada 100g do peixe possui apenas 160 calorias. É fonte de proteína, cálcio, ferro, ômega 3, iodo, selênio e vitaminas, podendo ser consumido diariamente.

Considerado o mais nobre bacalhau do mundo o sabor e o valor nutritivo do bacalhau são mantidos graças ao processo especial de salga e secagem, que tem o objetivo de retirar apenas a água do peixe, preservando suas proteínas, vitaminas e minerais. Esse é o método mais antigo para preservação de peixes e carnes. O sal retira e satura a água existente no peixe. Esse processo de maturação pode levar alguns meses até ser finalizado.

Durante o procedimento, o Bacalhau da Noruega é salgado diversas vezes. No primeiro contato, o sal se dissolve, deixando o Bacalhau em uma salmoura. O peixe é prensado para que toda a água seja retirada, depois é enxaguado e escovado, e o processo de salga se inicia novamente.

Após essa etapa, o pescado vai para a secagem em câmaras de ar por dois a cinco dias. Depois, segue para o controle de qualidade para ser pesado, embalado e exportado em containers refrigerados entre 2º e 4º graus.

Crédito da foto: Peder Otto Dybvik / Conselho Norueguês da Pesca

Bacalhau da Noruega – Os tipos de corte e sua versatilidade

São encontrados no mercado os seguintes cortes do Bacalhau da Noruega:

• Lombo:  É a parte mais nobre do Bacalhau da Noruega, que faz parte do corte central (alto). Indicado para o preparo de receitas que utilizem o pedaço inteiro, grelhado, cozido ou assado, pois solta lascas claras e tenras.
  • Postas médias: Parte abaixo do lombo do Gadus morhua, mais conhecidas como filés. Ótima opção para o consumo em lascas ou inteiras, como, por exemplo, no churrasco.
  • Postas finas: É a parte mais extrema das laterais e mais próximas ao rabo do Bacalhau da Noruega, que após o dessalgue podem ser divididas em lascas ou desfiadas para o preparo de diversas receitas.

Todas as partes do autêntico Gadus morhua podem ser usadas em inúmeros pratos. Até mesmo a cabeça e pele, que podem render deliciosos caldos e sopas — basta usar a criatividade no preparo.

Crédito da foto:
Peder Otto Dybvik / Conselho Norueguês da Pesca

Bacalhau da Noruega – Como dessalgar em casa

O processo de dessalgue é a parte mais importante para o sucesso da sua receita. O tempo varia de acordo com o tamanho da posta e pode ser feito da seguinte forma:

• Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
  • Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
  • Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.

Esteja atento também ao selo de origem do produto, que garante a originalidade do peixe. Nunca congele o Bacalhau antes do dessalgue, pois isso pode impactar na sua qualidade e conservação.