Bacalhau da NoruegaEventos e ProjetosNotícias

BACALHAU DA NORUEGA: WORKSHOP COM CHEF ELIA SCHRAMM FOI UMA INCRÍVEL EXPERIÊNCIA

No dia 30 de novembro, o SindRio, em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promoveu o terceiro workshop Bacalhau da Noruega, dessa vez com o chef Elia Schramm, proprietário do Babbo Osteria.

Elia nasceu na França e veio para o Brasil aos 7 anos de idade. Durante o workshop, ele contou um pouco sobre a sua trajetória, além de mostrar aos participantes suas técnicas de preparo do Gadus morhua.

O Bacalhau da Noruega vive nas águas frias e cristalinas do Polo Norte, na Noruega, fator que garante ao autêntico Bacalhau o seu sabor único e marcante. O Gadus morhua é considerado o peixe mais nobre do mundo. Muito saudável, ele possui baixo teor de gordura e é fonte de proteína, cálcio, ferro e ômega 3.

Além disso, o Bacalhau da Noruega pode ser aproveitado por inteiro, pois para cada parte podem ser preparados diversos pratos, com ótimo aproveitamento. Muito versátil, esse peixe incrível é capaz de render até 30% mais após passar pelo processo de dessalgue.

A primeira dica do chef foi em relação ao dessalgue do Bacalhau da Noruega. Segundo Elia, “O Bacalhau deve ser dessalgado em água gelada com gelo, em um recipiente grande. A forma correta de dessalgue é colocando a parte da pele para cima para garantir que o sal saia conforme o necessário.” Ele explica que a pele do Gadus morhua voltada para baixo pode atrapalhar o dessalgue, impedindo o sal de sair da forma correta.

Elia contou também que é importante fazer a troca da água durante o processo de dessalgue, que varia de acordo com a altura da posta. O chef contou aos participantes que, na última troca de água do processo de dessalgue, ele gosta de colocar o Bacalhau da Noruega no leite, recomendação que ele usa desde que começou a sua trajetória na culinária.

Os participantes puderam presenciar a preparação de duas receitas nesse workshop, a primeira delas uma opção de salada morna de Bacalhau da Noruega; já a segunda, um Bacalhau assado com arroz de cebolas. Todos os presentes puderam degustá-las ao final de cada preparação.

Bacalhau da Noruega: Depoimento dos Participantes

Anderson é professor de culinária e participou pela primeira vez do workshop Bacalhau da Noruega, junto de dois de seus alunos, ambos de São Gonçalo. Ele nos contou que:

“Viemos por curiosidade. Lá na nossa região não tem, está começando agora a gastronomia, que foi muito afetada devido a pandemia. Praticamente não tivemos aulas em 2020, e estamos trabalhando nessa área desde 2019, tentando trazer a gastronomia para a nossa cidade. Aproveitando essa parceria com o SindRio, onde eu já tive a oportunidade de fazer alguns cursos, ver um chef de renome é muito melhor, pois além de poder conhecê-lo, pudemos conhecer também produtos de qualidade.

“Sobre as técnicas passadas, foram maravilhosas, porque às vezes ficamos com receio de preparar algumas receitas. Um chef de renome passando a tradição e comidas típicas de outros países, sem contar as misturas de ingredientes junto ao Bacalhau da Noruega que não temos o costume de usar. Achei muito interessante.”

Os alunos do Anderson também nos contaram sobre a experiência. O primeiro foi Leandro, que ressaltou: “Adorei o workshop Bacalhau da Noruega e já comecei a acompanhar as redes sociais para ficar por dentro, achei simples as técnicas ensinadas e muito acessíveis de fazer.”

Já Vitor disse: “O workshop Bacalhau da Noruega foi maravilhoso. Nunca tinha participado de evento do SindRio, foi a primeira vez. Ver um chef com a qualidade dele, cozinhando e ensinando o passo a passo das receitas com toda a delicadeza que ele fez realmente é diferente. Adorei e espero que tenha mais eventos como esse.”

1º Desafio de pratos típicos Bacalhau da Noruega

A primeira etapa do 1º Desafio de pratos típicos Bacalhau da Noruega começa hoje! Os participantes terão a oportunidade de mostrar suas técnicas de preparo do autêntico Gadus morhua em pratos já ensinados nos workshops e também receitas de sua autoria. Os melhores colocados ganharão prêmios. Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de tudo sobre o desafio.