ENCANTOS E OPORTUNIDADES NO VALE DO CAFÉ

A apenas duas horas do Rio de Janeiro, 1h30 de Juiz de Fora e 4h de São Paulo, o Vale do Café do Estado do Rio surge como um verdadeiro oceano azul para investidores de diversos setores da economia.

Para aqueles que lidam diretamente com alimentação, em especial, a região está numa curva ascendente que de faz comprovar pelo volume de investimentos que diversos empresários estão realizando. De parques temáticos, a museus de referência, passando por hotéis e fazendas boutique.
O Vale está em alta e alguns dos maiores empresários do Brasil estão lá para comprovar que a fase positiva da região está apenas começando:

“É maravilhoso ter uma alternativa aos grandes centros urbanos e poder realizar o sonho de experimentar o Vale do Café e a qualidade de vida que ele proporciona neste atual momento. Uma nova realidade pós-pandemia e ao alcance de todos”, revela Ronaldo Cézar Coelho, que lidera a criação do Museu Vila de Vassouras com inauguração prevista para a segunda metade de 2022.
Além de investir em projetos culturais e educacionais, Ronaldo é um entusiasta da recuperação ambiental da região que resultou no plantio de mais de 200 mil espécies nativas da Mata Atlântica em sua propriedade.

A região, composta de 15 municípios, conta com uma população de mais de 1 milhão de habitantes e onde empresas de grande porte atuam, como a Companhia Siderúrgica Nacional, Light, empresas de abastecimento e logística, além de Universidades de referência em pesquisa e tratamento.

Além da relevância cultural e natural, a região é um reduto de personalidades de alto padrão intelectual que apreciam o jeito descontraído do meio rural e que buscam um estilo de vida slow. A alimentação saudável, combinada com uma rotina mais tranquila, compõe o rol de ativos que a região oferece.

“Durante a pandemia muitos sitiantes fizeram de suas segundas casas, a residência principal. Este movimento da cidade para a região não parou com a diminuição de casos de COVID na cidade. Pelo contrário, muitas pessoas optaram por permanecer e empreender em cidades menores”, afirma Luciana De Lamare, Diretora Executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau. “Hoje o desafio é melhorar a oferta de serviços para os neorurais”, complementa.

Sem dúvida, a pandemia abriu oportunidades que passavam ao largo da maioria dos investidores. Olhar para as cidades do interior parece ser uma saída interessante para fugir da concorrência e empreender com um custo mais baixo.

O Vale do Café Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento das vocações culturais, sociais e econômicas do Vale do Café. Caso tenha interesse em conhecer a região e empreender por lá, entre em contato com o escritório pelo e-mail valedocafecvbrj@gmail.com ou pelas mídias disponíveis em www.valedocafeturismo.com.br