Bacalhau da NoruegaNotícias

BACALHAU DA NORUEGA: O MAIS NOBRE BACALHAU DO MUNDO

O autêntico Bacalhau da Noruega é um peixe que tem origem nas águas frias do Polo Norte, nos mares do país nórdico. Chamado de Gadus morhua, é considerado o mais nobre bacalhau do mundo. Através de seus conhecimentos únicos e experiências, a Noruega representa uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento de pesca de peixes e outros frutos do mar, possuindo sistemas de rastreabilidade que permitem o levantamento de informações valiosas sobre os peixes em toda a cadeia alimentar.

Extremamente saudável, o Bacalhau da Noruega possui baixo teor de gordura: aproximadamente 160 calorias a cada 100 gramas. É também uma excelente fonte de proteína, cálcio, ferro e ômega 3, além de ser um produto sem conservantes. Rende até 30% a mais depois do dessalgue, sem perder o seu sabor e qualidade.

Bacalhau da Noruega grelhado com ervas acompanhado de purê de beterraba. Foto de Natália Palmegiano.

 

Você sabe como diferenciar o autêntico Bacalhau da Noruega dos demais peixes salgados secos da Noruega? Existem 4 tipos diferentes da família Gadidae que são:

Gadus morhua Salgado Seco – O Autêntico Bacalhau da Noruega

O Gadus morhua possui postas altas e largas, além de uma coloração palha e uniforme quando seco e salgado. Seu rabo é reto ou levemente curvado para dentro. Por ser largo, permite o corte em lombos. Após ser cozido, a carne se desfaz em lascas viçosas e claras. Recomendado para todas as receitas das cozinhas internacionais.

Saithe Salgado Seco da Noruega

Diferente do Gadus morhua, o Saithe possui um sabor mais forte e coloração mais escura. Quando cozido, sua carne fica macia e desfiando, também se desfaz em lascas após cozido, sendo muito utilizado no preparo de bolinhos, saladas, ensopados e tortas.

Ling Salgado Seco da Noruega

Peixe mais estreito e comprido de cor branca, indicado para grelhados, assados e cozidos, pois sua carne é mais resistente em comparação ao Gadus morhua e não se desmancha com facilidade no preparo.

Zarbo Salgado Seco da Noruega

O menor peixe salgado seco da Noruega em comparação aos outros, possui uma com textura mais clara e firme, além de barbatana dorsal contínua. Recomendado para o preparo de pratos desfiados, pirões, bolinhos e caldos.

 

 

Como dessalgar o Bacalhau da Noruega

O método de dessalgue do Bacalhau da Noruega pode levar um tempo a mais se comparado aos demais peixes, porém é bem simples. O recomendado é mergulhar o produto na água fria com pedras de gelo e colocar na geladeira até finalizar o processo para manter sua conservação. Troque a água pelo menos duas vezes por dia. O tempo do dessalgue varia de acordo com a altura da posta, e a indicação é:

  • Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
  • Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
  • Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.

Esteja sempre atento à origem e qualidade do produto, além de analisar seu estado de conservação e limpeza. Procure sempre pela etiqueta e a logo do Seafood from Norway na hora da compra, que é símbolo de origem e qualidade de todos os pescados e mariscos noruegueses. Afinal, origem importa!

E ao comprar o bacalhau, retire do filme plástico ou saquinho, colocando-o em uma vasilha limpa, seca e bem vedada no refrigerador. Nunca congele o produto antes do dessalgue.

Crédito da foto: Conselho Norueguês da Pesca

 

Acompanhe as nossas redes sociais e saiba mais sobre o autêntico Bacalhau da Noruega!

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo