Dados do SetorNotícias

DADOS DO SETOR – ABRIL 2021

O SindRio apresenta os dados do setor de bares e restaurantes referentes ao mês de abril de 2021 para o mercado de trabalho e arrecadação de ICMS e maio de 2021 para a Inflação.

Em abril de 2021, foram fechadas 17.996 vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes no Brasil, segundo resultado negativo consecutivo, em decorrência das novas medidas de isolamento social em função do recrudescimento do novo Coronavírus. Entre set/2020 e fev/2021 o setor apresentou saldo positivo no mercado de trabalho formal. Nos últimos 12 meses, o país acumula extinção de 69.764 postos de trabalho no setor. O estado do Rio de Janeiro, assim como todos as demais Unidades da Federação, apresentou saldo negativo de contratações no mês (-1.913). Dessa forma, no acumulado dos últimos 12 meses o estado do RJ encerrou 5.243 postos de trabalho formais.

Entre as capitais, São Paulo (-22.254), Belo Horizonte (-5.754) e Rio de Janeiro (-5.530) seguem como as que fecharam o maior número de vagas formais de trabalho no setor de Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses.

BARES E RESTAURANTES CONTINUAM SENDO OS MAIS IMPACTADOS PELA PANDEMIA

Na cidade do Rio, o mercado de trabalho formal do setor de Bares e Restaurantes segue sendo o mais impactado pela pandemia, entre todas as atividades econômicas (-1.260 empregos em abril e -5.530 em 12 meses). No estado, o setor soma 5.243 postos de trabalhos encerrados nos últimos 12 meses. Na cidade e no estado do Rio os setores de Bares e Restaurantes e Transporte rodoviário coletivo de passageiros seguem como setores mais atingidos pelo impacto da pandemia. Considerando todos os setores da economia, tanto o estado como a capital do RJ apresentaram saldo positivo de abertura de empregos formais no mês de abril.

ICMS

Em abril, o recolhimento de ICMS do total das atividades no estado do Rio apresentou crescimento real de 27,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No que diz respeito à atividade de Bares e Restaurantes, a arrecadação de ICMS avançou 47,6% no mesmo período. Ambos os resultados estão influenciados pela baixa base de comparação com abril de 2020. Assim, em abril de 2021, o faturamento estimado do setor no estado do Rio passou de R$ 316,3 milhões em abril de 2020 para R$ 467,0 milhões (avanço de R$ 150,7 milhões).

INFLAÇÃO

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA-RJ variou 0,87% em maio. A principal contribuição positiva do índice no mês veio do grupo Habitação (+1,66%), devido ao aumento de preços da Energia Elétrica residencial (+4,01%). Em 2021, o IPCA-RJ acumula +2,8%.

Confira todos os dados: Dados mensais – SindRio – Maio