BACALHAU DA NORUEGA: CURIOSIDADES DA NORUEGA
A Noruega está localizada na região conhecida como Escandinávia, no norte da Europa. Inicialmente, seu território foi ocupado por vikings, que ficaram conhecidos como “os guerreiros dos mares”. É o habitat ideal para os peixes, que, nesse clima frio, crescem devagar, desenvolvendo lentamente o sabor e textura perfeitos, apreciados por chefs, especialistas e consumidores do mundo todo.
O autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, é encontrado nas águas cristalinas e frias dos mares no Polo Norte. As águas geladas garantem ao peixe um sabor marcante e único.
A pesca não é uma indústria, é um modo de vida. Ao longo da história, os noruegueses têm vivido em harmonia com o mar. Recolhem as suas riquezas e sustentam para que atinja o seu máximo potencial, trabalhando sempre da forma mais holística possível. As comunidades pesqueiras formam o coração da Noruega há milhares de anos, e a tradição pesqueira tem passado de geração em geração. A perícia e conhecimento dos antepassados fazem parte dos noruegueses, enquanto as práticas e técnicas foram aperfeiçoadas ao longo dos anos para assegurar a melhor qualidade do Gadus morhua.
Em inglês, o Bacalhau da Noruega (clipfish) é simplesmente chamado de bacalhau seco e salgado. Mas o nome original é, de certa forma, ainda mais descritivo. A palavra “clip” deriva do nórdico antigo “kleppr”, que se refere a um tipo de formação rochosa comum da costa da Noruega (compartilha a mesma origem da palavra inglesa “cliff” ou penhasco em português). Era nessas pedras que o peixe, na maioria das vezes o bacalhau, mas também outros peixes brancos, eram tradicionalmente espalmados, salgados e secos.
Há onze mil anos, os primeiros colonizadores chegaram à costa da Noruega. Eles estavam atrás de oportunidades de pesca, e podemos dizer com segurança que eles encontraram o que estavam procurando: um mar de vida. Uma espécie, o Gadus morhua, era particularmente abundante e tem sido o mais importante recurso da indústria pesqueira da Noruega desde então.
A história entre Noruega e Brasil já é de longa data. O primeiro barco, o ‘Nordstjernen’ (Estrela do Norte), desembarcou no Rio de Janeiro em 1842 trazendo o autêntico Bacalhau da Noruega e levando de volta o café brasileiro. Essa relação comercial ainda é extremamente importante, já que o Brasil é um dos principais mercados para o bacalhau norueguês e a Noruega é um dos maiores mercados para o nosso café.
No Brasil, carregamos a grande tradição de cozinhar pratos à base de bacalhau. O ingrediente nobre é muito apreciado, principalmente durante o período da Páscoa e das celebrações de fim de ano. Os mares da Noruega sempre foram nossa principal fonte de bacalhau de qualidade, por isso os laços comerciais que firmamos com os nórdicos se tornem cada vez mais fortes.
O Brasil hoje é um dos maiores importadores do bacalhau seco e salgado da Noruega, e esse produto que consumimos tanto tem uma história muito interessante. A tradição de comer bacalhau no Brasil veio das tradições católicas de comer peixe durante a quaresma.
Separamos algumas curiosidades sobre a Noruega, confira!
Crédito da foto: Marius Fiskum
4 Curiosidades sobre a Noruega
1- Algumas regiões da Noruega têm noites mais curtas no inverno e mais longas no verão. Nos meses de maio a junho, chegam a ter mais de 20 horas de luz solar por dia, porém no inverno, principalmente na região do extremo norte do país, o sol quase não aparece, deixando os dias tão escuros quanto a noite.
2- Segundo o ranking das Nações Unidas, a Noruega é o país mais feliz do mundo. Além disso, também tem o maior índice de desenvolvimento humano do planeta.
3- A água norueguesa é pura, contendo baixíssimo teor de sódio mineral, podendo ser bebida diretamente da torneira.
4- A maior população de Gadus morhua do mundo está em águas norueguesas. Uma população imensa de peixe que tem sido o meio de subsistência para pessoas ao longo da costa por milhares de anos, não apenas como comida, mas como mercadoria comercial.
Crédito da foto: Johan Wildhagen
Quer saber mais sobre o autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua? Acompanhe nossas redes sociais e fique atento, pois em breve teremos novidades.
Acesse também o link abaixo para mais historias sobre o Bacalhau da Noruega, e por que ele é o autêntico da Noruega: https://bacalhaudanoruega.com.br/peixes-e-frutos-do-mar/bacalhau-tipo-clipfish/