DestaqueNotíciasPublieditorial Parceiro

Impulsionando o futuro da gastronomia com jovens aprendizes

Uma parceria para o amanhã da gastronomia

Ao lado de parceiros como o CIEE Rio, o SindRio reafirma seu compromisso com o futuro do setor de bares e restaurantes. Esta parceria visa não apenas capacitar, mas também integrar jovens talentos ao dinâmico universo da gastronomia carioca, garantindo a conformidade com a legislação brasileira e oferecendo suporte integral aos estabelecimentos associados na contratação de Jovens Aprendizes.

O programa Arco Alimentação

O CIEE Rio desenvolveu o Arco Alimentação, um programa de capacitação desenhado para as necessidades específicas de bares e restaurantes. Através dele, jovens aprendizes são preparados para atuar em diversas frentes, desde o pré-preparo e preparo de alimentos até a organização do ambiente, controle básico de estoque e atendimento ao cliente. A formação abrange também as melhores práticas de higiene e segurança alimentar, o desenvolvimento do trabalho em equipe e a excelência no atendimento, tudo em estrita conformidade com a legislação vigente e as normas de saúde, segurança e preservação ambiental.
Associados SindRio contam com descontos especiais na contratação desses jovens.

Histórias que inspiram: o impacto transformador do Jovem Aprendiz

A eficácia do programa e o potencial dos jovens aprendizes foram evidenciados no último FOLGA – Fórum de Líderes na Gastronomia, que reuniu mais de 700 profissionais do setor na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde foi possível perceber tanto o interesse dos empresário do setor, como dos jovens que participaram do evento.

Carla Lopes Ferreira: da insegurança à euforia profissional

Carla Lopes Ferreira, 23 anos, é um exemplo do impacto do programa. Atualmente na Sodexo, Carla compartilha sua jornada: “É como olhar para o que me espera bem do pé da escada, às vezes olhando com medo, insegurança, outras vezes com animação e anseio. Os degraus vão revelando seu tamanho a cada patamar, a cada pequena conquista que nos leva a alcançar o topo. Esta é a sensação de adentrar ao mundo da jornada de Jovem Aprendiz, exatamente essa. Eu acreditava que só estava entrando nesse mundo para fazer de mim uma jovem útil e ajudar minha família em casa, o que em parte é verdade, mas não era só isso. Eu não fui vista pelas empresas apenas como uma peça obrigatória no tabuleiro de dama, de acordo com o que a Lei exige, mas fui cuidada para que minhas habilidades pudessem obter uma melhora significativa no mercado. O evento FOLGA me pareceu mostrar exatamente isso, era muito como uma vitrine, englobando diversos assuntos e diversas possibilidades para o meu crescimento. Lembro de me deparar com um estande de Gestão de Resíduos e ficar com os olhos brilhando, contendo a euforia, respondendo a todas as perguntas — ainda que um pouco envergonhada, com medo de errar — mas com muita vontade de encher meu cérebro daquele assunto. Em cada parada, meus colegas ficavam mais animado que o outro. Ali eu conseguia perceber onde cada um se encaixava, onde seus planos futuros estavam enraizados. Era como assistir a sonhos florescendo, sonhos a espera de um futuro que nos permita entrar em novo campo”, conta ela. Carla aprimora suas habilidades com capacitação no CIEE Rio às terças-feiras.

Marcos Vinicius Sabino da Costa: uma nova visão da gastronomia

Marcos Vinicius Sabino da Costa, 19 anos, também teve sua vida transformada após participar do FOLGA. Jovem Aprendiz no Stop Time Hotel LTDA, na Avenida Brasil, Marcos vivenciou um 2025 repleto de mudanças. “Fiquei muito nervoso em dezembro de 2025, muita coisa acontecendo. Pensei: tem coisas novas chegando, muita mudança boa. E começou em junho de 25, no FOLGA, foi um evento incrível, inimaginável, que mudou a minha visão do que é uma cozinha, a profissional. Descobri um mundo novo que é a gastronomia, envolvendo muita coisa”, relata Marcos, que concilia seu trabalho como auxiliar de cozinha com o curso de Pedagogia, conquistado com bolsa do Prouni. Sua dedicação é notável: acorda às 5h30 em São João do Meriti para chegar ao trabalho, onde atua na organização de estoques e outras demandas diárias. Sua capacitação no CIEE Rio ocorre todas as terças-feiras.

Vantagens inegáveis para bares e restaurantes associados do SindRio

A parceria SindRio e CIEE Rio oferece uma série de benefícios cruciais para os estabelecimentos do setor:
  • Acesso a talentos qualificados: Contratação de jovens com formação específica e alinhada às demandas do mercado.
  • Conformidade legal: garantia de cumprimento da Lei do Aprendiz, evitando passivos trabalhistas e fortalecendo a imagem da empresa.
  • Responsabilidade social: contribuição ativa para o desenvolvimento social e profissional de jovens, gerando um impacto positivo na comunidade.
  • Força de trabalho motivada: jovens aprendizes trazem entusiasmo, novas perspectivas e um desejo genuíno de aprender e crescer.

Investindo no futuro, celebrando a tradição

A colaboração entre o SindRio e o CIEE Rio é um pilar fundamental para o desenvolvimento contínuo do setor de bares e restaurantes. Ao investir na formação e empregabilidade de jovens aprendizes o setor pavimenta o caminho para um futuro próspero, com profissionais qualificados e negócios sustentáveis. 
Se você é um empresário do setor de bares e restaurantes e deseja saber mais sobre como contratar Jovens Aprendizes e aproveitar os benefícios desta parceria, entre em contato com o CIEE Rio

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo