Bacalhau da NoruegaBenefícios e ParceriasDestaqueNotíciasPublieditorial Parceiro

SindRio e Bacalhau da Noruega consolidam expansão nacional em 2025

O ano de 2025 marcou um novo patamar na parceria entre o SindRio e o Conselho Norueguês da Pesca (NSC). Celebrando o quinto ano de colaboração, a iniciativa se consolidou como um movimento de alcance nacional, reforçando o compromisso de valorizar o autêntico Bacalhau da Noruega como um ingrediente de excelência e versatilidade, além de promover a capacitação de profissionais do setor de bares e restaurantes em novas praças. 

A premissa para 2025 foi expandir a presença em mercados de alto potencial, reforçar a percepção de origem e qualidade do produto e aumentar o conhecimento técnico entre os profissionais da gastronomia. O resultado foi um calendário de ações que uniram tradição, criatividade e educação em três grandes centros urbanos. 

O impacto da parceria em números e ações 

A estratégia de expansão e qualificação gerou resultados significativos ao longo do ano, demonstrando o sucesso da união entre a expertise do SindRio e a qualidade do pescado norueguês. 

Indicador  Ação 
Expansão  Chegada do Festival Bacalhau da Noruega a Pernambuco 
Festivais  Duas edições: Belo horizonte e Recife 
Restaurantes  47 restaurantes participantes nos festivais de Belo Horizonte e Recife 
Capacitação  6 workshops, em 3 capitais com 75 participantes  
Foco técnico  3 grandes nomes da gastronomia ministrando os workshops: Nello Casesse (Cipriani – RJ), Cristóvão Laruça (Caravelas, Pastus e Mitra) e Heaven Delhaye (D´Heaven, Heaven Cucina e Nonna per Heaven – RJ e SP) 

As ações estratégicas do programa incluíram: 

  • Expansãogeográfica 

Consolidação do Festival em Belo Horizonte e estreia em Recife, levando a experiência do autêntico Bacalhau da Noruega para o Nordeste, uma região de forte tradição no consumo do pescado. 

  • Capacitaçãoprofissional 

Realização de workshops práticos e teóricos focados em técnicas de dessalga, cocção e aproveitamento integral dos pescados noruegueses (Gadus morhua e Saithe). 

  • Valorização daorigem 

Reforço constante da mensagem sobre a procedência e a qualidade superior do Bacalhau da Noruega, pescado nas águas frias e cristalinas do Ártico. 

  • Intercâmbiocultural 

Promoção da união entre a tradição nórdica e a criatividade dos chefs brasileiros, resultando em pratos que mesclam o clássico e o contemporâneo. 

Festivais gastronômicos: tradição e criatividade em destaque 

O Festival Bacalhau da Noruega ganhou novas fronteiras em 2025. Em Belo Horizonte, o evento retornou entre 14 e 31 de agosto, consolidando-se após o sucesso da primeira edição em 2024. Mais de 20 restaurantes mineiros exploraram a versatilidade do pescado em pratos que uniram a tradição norueguesa aos sabores regionais de Minas Gerais. 

Em setembro, o Festival desembarcou em Recife, de 18 de setembro a 05 de outubro, marcando a primeira vez do evento no Nordeste. A capital pernambucana celebrou a tradição e a criatividade, com chefs locais apresentando desde o clássico bolinho de bacalhau, feito com Saithe, até releituras fusion que encantaram o público. 

Workshops de alto nível: elevando o padrão da gastronomia

Um dos pilares da parceria em 2025 foi a qualificação profissional. Os Workshops com chefs renomados foram realizados em duas edições em cada uma das três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. 

Em cada sessão, um relevante nome da gastronomia compartilhou seu conhecimento: 

No Rio de Janeiro, o chef Nello Casesse, do Cipriani Copacabana Palace, restaurante que detém uma estrela Michelin, explorou a aplicação do bacalhau, demonstrando técnicas de dessalga e cocção com preparos da alta gastronomia. 

Já em Belo Horizonte, o chef português radicado no Brasil há 20 anos, Cristóvão Laruça, trouxe a tradição da culinária lusa, com foco na correta dessalga e nas diversas técnicas de cocção do Gadus morhua, além do aproveitamento máximo do peixe. 

A chef Heaven Delhaye ficou à frente dos eventos em São Paulo. Ela enfatizou a versatilidade do pescado em uma cozinha contemporânea, apresentando pratos que equilibram o sabor tradicional com ingredientes e técnicas modernas. 

Um legado de qualidade e sabor 

Para o SindRio, a parceria com o Conselho Norueguês da Pesca reforça o papel da instituição como um elo entre o setor de bares e restaurantes com produtos de qualidade. 

“A cada ano, o Festival e os workshops provam que o Bacalhau da Noruega é mais do que um ingrediente sazonal; é um produto premium que, com o conhecimento e a técnica certos, se adapta a qualquer culinária e eleva o padrão de qualquer cardápio. A expansão para novas capitais em 2025 é a prova de que o consumidor brasileiro valoriza a autenticidade e a qualidade o pescado de origem norueguesa pode oferecer”, afirma Sérgio Abdon, diretor executivo do SindRio. 

As ações de 2025 representam um grande passo da parceria, focando em consolidar a marca, elucidar a origem e qualidade no mercado e proporcionando experiências gastronômicas relevantes. 

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo