DestaqueEventos e ProjetosFOLGANotícias

As principais tendências e inovações debatidas no FOLGA

Com 17 palestras e painéis, o Fórum de Líderes na Gastronomia (FOLGA) ofereceu uma imersão nos temas mais relevantes para o setor de foodservice, desde liderança e sustentabilidade até o impacto da tecnologia e a experiência do cliente. 

O FOLGA 2025, realizado pelo SindRio na Marina da Glória em 10 de junho, foi um caldeirão de ideias e discussões que abordaram os desafios e as oportunidades do setor de alimentação fora do lar. Com uma programação robusta, o evento se destacou por trazer à tona temas cruciais para a evolução do mercado. 

Temas abordados e principais insights 

Liderança e Ousadia 

Abrindo o evento no auditório, a palestra de Paulo Camargo, ex-CEO do McDonald’s, ressaltou a importância da liderança ousada e da intuição validada por pesquisa. Seu case sobre a institucionalização do termo “Méqui” ilustrou como a coragem e a compreensão do público podem gerar resultados transformadores. Este tema é vital para empreendedores que buscam inovar e se destacar em um mercado competitivo. 

Valorização do capital humano 

Eduardo Ourivio, co-fundador do Grupo Trigo, trouxe uma perspectiva humanizada sobre a gestão, enfatizando a importância de ver os funcionários como pessoas, e não apenas como mão de obra. Sua experiência de superação após a falência de um negócio reforça que a atenção e o investimento no capital humano são pilares para o sucesso e a resiliência no setor. 

Experiência do cliente além da comida 

Um painel provocativo discutiu se “boa comida, boa bebida e bom atendimento bastam?” A resposta, com a participação de Rafaela Macedo, diretora de Projetos na Indio da Costa A.U.D.T e Zé Marcio Alemany, Curadoria Musical, foi um claro “não”. A arquitetura e a curadoria musical foram apresentadas como “ingredientes” essenciais que contribuem significativamente para a experiência do consumidor, mostrando que o ambiente e a atmosfera são tão importantes quanto o prato servido. 

Operação em shoppings e expansão 

Marcelo Torres (BestFork) e Dany Levkovits (Grupo Antaris) compartilharam suas experiências sobre o sucesso de operações em shoppings centers. Eles destacaram que, embora os shoppings garantam público, a responsabilidade de atrair e reter a clientela para dentro do restaurante é do próprio empreendedor.  

Inspirações off Rio 

O tema recorrente em todas as edições do SindNews e mantido no FOLGA, trouxe desta vez nomes que se fizeram na região Norte do Brasil. Ian Baiocchi, chef e sócio do Grupo Íz e Felipe Schaedler, chef do Banzeiro falaram de suas experiências fora do eixo Rio – São Paulo e sobre a expansão de negócios para novas praças, ressaltando a necessidade de estudo aprofundado da região e a resiliência diante de pessimistas. 

Rio Capital da Gastronomia 

Fechando o dia, três nomes que representam o que há de mais carioca, discutiram como a gastronomia pode transformar uma cidade incentivando o turismo e melhorando a economia local. O painel reuniu Mariana Rezende, do premiado Bar da frente, Cassiano Vitorino, gerente de Comunicações e RP do icônico Copacabana Palace e Antonio Saraiva, diretor-executivo da tradicional Churrascaria Palace. 

Insights para o crescimento do setor 

O FOLGA 2025 não apenas informou, mas inspirou os profissionais do foodservice a repensarem suas estratégias e a abraçarem as inovações. Os insights compartilhados pelos palestrantes e debatedores oferecem um roteiro valioso para quem busca liderar, inovar e prosperar em um setor em constante transformação. O evento reforça a importância de estar atento às tendências e de investir em conhecimento para garantir o crescimento contínuo. 

Realizado pelo SindRio, o FOLGA contou com o apoio de mais de 20 parceiros: iFood, Sebrae, PDV Legal, Unilever Profissional, Seara Food Solutions, Genial Solar, McCain, Villa Camarão , Rational, Alfatec, Goomer, CIEE Rio, Maíra Bulcão Arquitetura , Rubi Nutri Solutions, Agência Foco, Múltipla Benefícios, King Higiene, RH Food, Suflex, Hocus Pocus , Seafood from Norway e Atitude Esg , além do apoio da Cachaça Magnífica de Faria, Mar Ipanema Hotel, Visit Rio e Frédéric Monnier. 

O SindRio já prepara a edição 2026. Acompanhe nossos canais e não perca o próximo evento. 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo