O “efeito Netflix” dos pedidos: mais autonomia, mais consumo

Oferecendo uma experiência mais autônoma e personalizada, soluções de autoatendimento revolucionam o foodservice, como a Netflix fez na indústria de conteúdo!
A lógica de navegação dos serviços de streaming pode ser aplicada ao foodservice, e a adoção de cardápios digitais prova: menos ansioso ou pressionado e com liberdade de escolha, o cliente engaja mais, consumindo produtos que talvez não escolheria sem ajuda da tecnologia.
Assim, acontece o chamado “efeito Netflix” do pedido, afinal, da mesma maneira, o espectador de filmes e séries passa quanto tempo quiser navegando na plataforma, seja até escolher exatamente o que deseja assistir ou encontrar uma oportunidade convincente de experimentar algo novo.
No foodservice, esse efeito amplia o ticket médio, não à toa, o número de bares e restaurantes optando pelo autoatendimento cresceu 150% só entre 2020 e 2022, conforme registros da Abrasel.
E quem os frequenta também está gostando da ideia, pois o consumo vira entretenimento e deixa de ser obrigação, os sentidos são estimulados e a personalização se torna prioridade, mudando a experiência para melhor.
A autonomia estimulando o consumo por impulso em bares e restaurantes
A similaridade entre escolher o que comer em um cardápio digital e se agarrar a uma série da Netflix é maior do que se pode imaginar. Nos dois casos, um menu de opções está aberto para o consumidor, então:
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Ele avalia cada uma sem pressa
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As descrições impactam na decisão
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Fotos e vídeos podem influenciar a escolha
E a dinâmica de ir e voltar entre as categorias, o desejo de consumir algo diferente e a possibilidade de “bater o martelo” sobre as escolhas por conta própria deixa esse cliente no controle total da situação.
Qual brasileiro não procura justamente isso hoje em dia?
No mercado como um todo, pelo menos 41% dos consumidores tendem a gastar mais quando vivem experiências inovadoras e imersivas. Mais de 80% aprovam a personalização com base em dados e históricos de compra, segundo estudo da Neogrid em parceria com a Opinion Box.
Mas as vantagens ao cliente são só algumas das proporcionadas pelo autoatendimento.
Benefícios do autoatendimento para o foodservice
Somados ao favorecimento do consumo por impulso a partir de vendas sugestivas, à experiência interativa e ao pagamento facilitado, estão outros benefícios dos cardápios digitais inteligentes que se aplicam a bares e restaurantes de todos os portes, como a facilidade na programação de promoções em dias e horários específicos e na criação e divulgação de combos.
Ainda, soluções como as da Goomer, integradas a PDVs, contribuem para uma gestão de estoque mais assertiva, bem como para a redução dos erros de comunicação entre garçons e cozinha.
E, por causa de seus recursos avançados, enquanto proporcionam aumento do ticket médio em até 40%, também reduzem custos operacionais em até 50%.
Um investimento que se paga com resultado
Adotar soluções de autoatendimento não é apenas uma tendência tecnológica do foodservice, mas uma estratégia de crescimento inteligente, e que não precisa pesar no bolso.
Dentre as tecnologias levam autonomia e rentabilidade a milhares de bares e restaurantes em todo o território nacional, destacam-se:
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Cardápio Digital no Tablet para salão
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Cardápio Digital em QR Code para cafeterias, lanchonetes etc.
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Totem de Autoatendimento para balcão
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Cardápio Digital para Delivery sem as taxas dos marketplaces
Fazer como a Netflix e apostar na autonomia do seu cliente para revolucionar a forma como ele consome parecer ser o primeiro passo para o futuro do foodservice – que já chegou.