Bacalhau da NoruegaEventos e ProjetosNotíciasProjetos Ativos

BACALHAU DA NORUEGA: WORKSHOP GRATUITO ESTÁ DE VOLTA E APRESENTA A CHEF JESSICA TRINDADE

O workshop Bacalhau da Noruega, evento realizado pelo SindRio em parceria com o Conselho Norueguês da Pesca, está de volta em 2022. Uma oportunidade única para aprender tudo sobre um dos insumos mais apreciados do mundo.

Em encontros dinâmicos e gratuitos, renomados chefs de cozinha vão ressaltar a versatilidade do autêntico Bacalhau da Noruega, demonstrando na prática técnicas para o melhor aproveitamento do  Gadus morhua e de outros peixes salgados e secos do país. Tudo isso temperado com muitas informações de um dos maiores exportadores de pescados do mundo.

Para abrir a série de eventos, a primeira convidada é Jessica Trindade, chef à frente do Chez Claude e há 15 anos trabalhando com o chef franco-carioca Claude Troisgros. Ela fará duas receitas criadas especialmente para o encontro, com direito a degustação: lascas de Bacalhau da Noruega, batata doce agridoce e laranja e lombo de Bacalhau da Noruega confitado no azeite com legumes salteados e velouté.

Muito apreciado por chefs e comensais de todo o mundo, o autêntico Bacalhau da Noruega vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega.  Essa característica natural e a preocupação com a pesca sustentável, que acontece apenas entre os meses de janeiro e abril, garantem o sabor e qualidade únicos do autêntico Bacalhau da Noruega.

Produto altamente saudável, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, livre de conservantes artificiais e com baixo teor de gordura — cada 100g tem aproximadamente 160 calorias.

E para se ter um total aproveitamento do autêntico Bacalhau da Noruega, sem desperdícios, Jessica vai falar sobre os diferentes tipos de corte, assim como os processos de salga e secagem e de dessalga — fundamentais para o sucesso das receitas.

Salga e dessalga

No processo de salga, o bacalhau é colocado em tanques cobertos por quilos de sal e assim fica por cerca de quatro semanas. Durante os primeiro 14 dias, o Gadus fica em salmoura, depois é retirado, lavado e armazenado em paletes para permanecer mais duas semanas descansando em sal. Conforme seu tamanho e espessura, chega-se a trocar o sal mais de uma vez nesta etapa.

A dessalga é igualmente importante. É recomendado mergulhar o  Bacalhau em água fria, com pedras de gelo, e colocar dentro da geladeira. Deve-se usar duas partes de água para cada parte de Bacalhau, trocando duas vezes por dia, no mínimo, e mantendo o Bacalhau na geladeira para ficar bem conservado.

O 1º Workshop desta temporada acontece no dia 17 de maio, às 15h, no Meza Bar.
Rua Capitão Salomão 69, Humaitá

Clique aqui e faça sua inscrição.

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo