Food Trucks | ACASONotícias

TRUCK.RIO PRETENDE REGULAMENTAR 400 PONTOS NA CIDADE

O Programa Truck.Rio, iniciativa que tem como foco a economia sobre rodas e beneficia diversos setores, está ampliando o número de empreendimentos sobre rodas pela cidade. O objetivo da Prefeitura é legalizar esse tipo de negócio, aumentando oportunidades de empregos e oferta de serviços e estimulando a formalidade.

São 400 pontos definidos com o decreto publicado em outubro de 2021. No fim de março, o cadastro teve um salto de 32 para 200 veículos. “Queremos dobrar isso”, antecipa o gerente do Truck.Rio, Armed Nemr, acrescentando que o licenciamento agora está mais ágil.

Para estimular a retomada econômica, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinou o decreto que estabelece as normas de autorização e funcionamento de atividades de comércio e serviços sobre rodas, nos chamados trucks (caminhões). O Truck.Rio regulamenta os serviços prestados à população em trailers, caminhõezinhos e módulos rebocáveis, além de bicicletas. Mesmo sendo um meio que exige menos do comerciante, a prefeitura alerta que o dono do empreendimento deve respeitar condutas e pagar algumas taxas municipais.

De acordo com o decreto, o Truck Rio vai conceder outorgas para nove tipos de atividades, nos segmentos de alimentação, pet, beleza e estética, moda, gráfica e manutenção. Serão ofertadas vagas fixas, itinerantes ou em Truck Parks aos empreendedores. Os modelos e as dimensões dos veículos ainda serão definidos por resolução da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).

A partir de agora, a pessoa interessada vai protocolar uma solicitação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, cumprindo as exigências de documentos, aguardar a aprovação e terá seu ponto determinado e identificado para trabalhar.

SindRio e Acaso juntam forças para apoiar o setor de food trucks

Desde maio de 2021, membros da  Associação de FoodTrucks do Rio de Janeiro podem se associar ao SindRio e desfrutar dos benefícios do sindicato. A parceria fortalece o relacionamento entre os setores de food trucks e bares e restaurantes, por meio de serviços vitais como assessoria jurídica, cursos de capacitação, saúde ocupacional e mais.

A Acaso incentiva a legalização de trucks e conta com o apoio do jurídico do SindRio para acompanhar o processo. Você pode saber como regularizar seu empreendimento clicando aqui.

Com informações do Diário do Rio.