BACALHAU DA NORUEGA – O MELHOR BACALHAU PARA O SEU NATAL
Tradicionalmente, o Bacalhau é um dos pratos principais à mesa das famílias nas comemorações de Natal. Nessa época do ano, a busca pelo autêntico Bacalhau da Noruega aumenta consideravelmente, aumentando o seu consumo.
O clima frio e as águas geladas da Noruega – uma região tão próxima do Polo Norte quanto do Norte europeu – são ideais para a criação e desenvolvimento deste tipo de peixe do Gadus morhua, o autêntico Bacalhau da Noruega. Não por acaso, a Noruega concentra o maior estoque de bacalhau do mundo. Para os noruegueses, o mar e seu ecossistema sempre foram fonte de alimento e meio de sobrevivência e, hoje, possui uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo.
O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua, da família Gadidae. Trata-se de um peixe altamente saudável, com baixo teor de gordura (cada 100g possui cerca de 160 calorias) e fonte natural de uma infinidade de nutrientes – de proteínas e vitaminas a cálcio, ferro, selênio e ômega 3. E o mais importante: é um produto 100% natural e livre de conservantes, já que basta um processo de salga para mantê-lo conservado por um bom tempo. É, portanto, apenas peixe e sal.
O processo de dessalgue do peixe pode variar de acordo com o tamanho da posta, devendo ser feito em água gelada com gelo e na geladeira da seguinte forma:
- Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
- Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
- Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
- Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
- Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.
Após o processo, o Bacalhau da Noruega pode render até 30% a mais, e pode ser armazenado em recipientes vedados e congelados, sem perder o seu sabor e qualidade do produto, apreciado por chefs, especialistas e consumidores no mundo todo.
Para garantir a originalidade, o Bacalhau da Noruega possui um selo “Seafood from Norway”, que é um símbolo de origem de todos os pescados e mariscos noruegueses. Separamos uma receita para você preparar com o autêntico Bacalhau da Noruega no seu Natal.
Bacalhau da Noruega de Natal com Especiarias
Ingredientes
– 1kg de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
– 4 ramos de alecrim
– 6 dentes de alho
– 400ml de azeite de oliva
– 3 anis estrelado
– 4 cravinhos
– 6 grãos de pimenta da Jamaica
– 6 grãos de pimenta-do-reino
– 10 grãos de pimenta rosa
– 3 colheres de sopa raspas de laranja
– 6 batatas
– 6 tomates
– 2 ramos de tomilho
– 8 gemas
– 150ml de suco de laranja
– 4 ramos de endro
– 0.5 colher de chá de pimenta moída
– Sal
Modo de Preparo
Faça raspas de laranja com um descascador ou ralador e retire a pele do alho. Coloque os lombos de Bacalhau já dessalgados em uma travessa, cubra com as raspas de laranja e regue com um pouco de azeite.
Junte em seguida a pimenta-da-jamaica, o anis estrelado, a pimenta-preta e os grãos de pimenta-rosa. Adicione os ramos de alecrim e o alho.
Regue novamente com um pouco mais de azeite. Leve ao forno, pré-aquecido a 120 ̊C, durante 2 horas e regue com o molho.
Prepare o tomate confitado: retire a pele do tomate, abra-o ao meio e parta-o em quartos retirando também as sementes. Coloque em uma travessa e cubra com um pouco de azeite e tomilho. Leve ao forno a 120 ̊C por 40 minutos.
Para preparar o molho, coloque as gemas num liquidificador e tempere com sal, pimenta-preta e azeite.
Ligue o liquidificador para que emulsione. Junte o suco de laranja e os raminhos de endro.
Volte a bater tudo até que tenha consistência de molho.
Cozinhe as batatas e corte-as em rodelas. Retire um pouco do azeite do bacalhau e doure as batatas, por 2 a 3 minutos cada lado.
Sirva o bacalhau acompanhado das batatas douradas, do tomate confitado e com o molho à parte.
Bacalhau da Noruega – O autêntico Bacalhau
O autêntico Bacalhau da Noruega é a melhor opção para a sua ceia de Natal e confraternização em família. Versátil, o peixe pode ser usado em diversas receitas e pratos.
Os lombos (corte central) são a parte mais nobre do Bacalhau da Noruega. Ideal para receitas de assados, grelhados e cozidos, pois solta pétalas claras e tenras que deixam os pratos mais bonitos.
É possível aproveitar todas as partes do bacalhau, do rabo à pele. Assim, dependendo de cada parte, ele pode ser servido de diferentes maneiras: em posta, em lascas, em sopas e caldos e desfiado.
As postas médias (também conhecidas como filés) do Gadus morhua podem ser consumidas inteiras ou em pétalas. Ótima opção para ser preparadas em churrasco.
As postas finas são os pedaços abaixo do lombo e mais próxima do rabo. Após o dessalgue do Bacalhau da Noruega, podem ser usadas em pétalas ou desfiadas.
Já o rabo e a pele do Bacalhau da Noruega também podem ser aproveitados em preparos de caldos, para diferentes receitas.
Acompanhe nossas redes sociais e conheça mais sobre o autêntico Bacalhau da Noruega.