Bacalhau da NoruegaNotícias

RESTAURANTES CARIOCAS GANHAM PRESENTE DO BACALHAU DA NORUEGA

O Bacalhau da Noruega promoveu neste mês uma ação para presentear 50 importantes restaurantes no cenário gastronômico do Rio de Janeiro. “As minhas receitas de bacalhau: 500 receitas”, livro do conceituado chef Vitor Sobral foi o presente escolhido pelo Conselho Norueguês da Pesca para brindar chefs e restaurateurs do Rio.

O Vítor Sobral, célebre chef europeu, em parceria com o Conselho Norueguês da Pesca, elaboraram este livro para levar você a conhecer mais sobre a origem, história e dicas desse peixe de sabor tão único. São 500 receitas para dar um toque da sua imaginação à preparação de saborosas receitas do autêntico Bacalhau da Noruega. Um presente útil e emblemático para uma cozinha tão versátil como a do Rio de Janeiro. A ideia também é aproveitar a época de festas de fim de ano, quando o bacalhau é um dos principais pratos das ceias, para trazer novas sugestões de preparo para este delicioso peixe.

Encontrado nas águas frias e cristalinas do Polo Norte da Noruega, o Bacalhau da Noruega é considerado o mais nobre bacalhau do mundo. Excelente opção de alimentação mais saudável, pois é livre de conservantes artificiais e possui aproximadamente 160 calorias a cada 100g, fonte de proteína, ferro e rico em ômega 3. Pode render até 30% a mais após seu dessalgue e ser usado em diversas receitas.

Bacalhau da Noruega: O melhor Bacalhau para sua receita de fim de ano

Se você já está pensando na sua ceia de Natal e Ano Novo, o Bacalhau da Noruega não pode faltar nas suas receitas. Para garantir que está levando para casa o produto certo, esteja atento as essas informações:

• O Gadus morhua possui postas altas e largas, além de uma coloração palha e uniforme quando seco e salgado. Seu rabo é reto ou levemente curvado para dentro. Além disso, o produto possui um selo de origem, que garante a qualidade e originalidade do produto.
  • Os tipos de corte do Bacalhau da Noruega são: lombo (parte do corte central, mais nobre); as postas médias (mais conhecidas como filés) e as postas finas (parte mais extrema das laterais).
  • Todas as partes do Gadus morhua podem ser usadas em diversas receitas, como caldos, churrasco, assados, cozidos, desfiados, em lascas entre outros.

Já em relação ao dessalgue, é importante fazer o processo correto para garantir o sucesso da sua receita. Respeite o tempo de dessalgue do Gadus morhua, que pode variar de acordo com o tamanho da posta e a indicação é:

• Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
  • Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
  • Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.

Após o processo de dessalgue, o Bacalhau da Noruega pode ser congelado para manter a sua conservação.

Bacalhau da Noruega: Depoimentos de chefs prestigiados

Os presentes foram recebidos pelos chefs, que ficaram bem felizes pelo reconhecimento. Alguns deles nos contaram um pouco sobre como foi importante para eles essa ação do SindRio em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca.

“Muito bacana o presente do projeto do Bacalhau da Noruega. O bom ingrediente é fundamental para o resultado de uma receita. Minha cozinha respeita muito a origem dos produtos, e Vitor Sobral é um grande chef”, comentou o chef Damien Montecer, que será um dos jurados do Desafio de Pratos Típicos do Bacalhau da Noruega nos dias 03 e 10 de dezembro no SindRio. Clique aqui e saiba mais.