DECRETO QUE EXIGE ATESTADO DE VACINAÇÃO EM LOCAIS PÚBLICOS EXCLUI BARES E RESTAURANTES
O Prefeito Eduardo Paes decretou ontem (26) que a cidade do Rio passará a exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada em locais de uso coletivo, incluindo pontos turísticos. A comprovação pode ser feita via carteira de vacinação digital do ConecteSUS, caderneta física ou papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde.
Entretanto, o decreto, cujas medidas são parte da preparação para a reabertura da cidade, excluiu da obrigatoriedade bares e restaurantes. A entrada nestes continua livre, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento social já previstas em decretos anteriores, que seguem sem alteração.
“Bares e restaurantes ainda estão muito fragilizados economicamente em decorrência da pandemia. O SindRio é a favor da vacinação, do uso de máscaras e de todas as medidas efetivas que podem controlar a pandemia. O setor cumpriu e ainda cumpre todas as exigências das autoridades de saúde para evitar que o vírus se propague. É importante que não haja retrocessos e que qualquer nova decisão que venha impactar o setor seja precedida por diálogo.” — Comentou Fernando Blower, Presidente do SindRio.
Confira o decreto na íntegra aqui: DECRETO RIO Nº 49336 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.