Dados do SetorNotícias

Crescimento em setembro: Setor de bares e restaurantes impulsiona o mercado de trabalho

No dinâmico mercado de trabalho brasileiro, o setor de Bares e Restaurantes continua a mostrar um crescimento significativo. Em setembro de 2023, o setor registrou um aumento na criação de empregos formais, refletindo uma tendência positiva tanto a nível nacional quanto regional, especialmente no Rio de Janeiro. 

Expansão Nacional no Setor de Bares e Restaurantes  

Em setembro de 2023, foram abertas no Brasil 11.721 novas vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes. Este número representa um aumento considerável em relação a agosto, que viu a criação de 8.506 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o país acumulou 81.688 novas vagas no setor, evidenciando uma recuperação e crescimento robustos pós-pandemia. 

O Rio de Janeiro em Destaque  

O estado do Rio de Janeiro mostrou um desempenho notável, com 1.225 novas contratações no setor em setembro. Nos últimos 12 meses, o estado criou 11.298 postos de trabalho formais, reforçando sua posição como um dos principais motores de crescimento do setor no país. 

Comparativo entre Capitais Brasileiras  

No cenário das capitais, São Paulo lidera com 10.223 vagas criadas nos últimos 12 meses, seguida pelo Rio de Janeiro com 6.985 vagas. Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba também mostraram um crescimento significativo, com 2.841, 2.429 e 2.135 vagas criadas, respectivamente. 

Impacto na Economia Geral  

A criação de empregos no setor de Bares e Restaurantes reflete positivamente na economia brasileira como um todo. Em setembro, foram criadas 211.764 vagas em todo o Brasil, com o Estado do Rio de Janeiro contribuindo com 17.998 dessas vagas. 

Inflação e Variação de Preços 

A inflação, medida pelo IPCA, variou 0,18% na região metropolitana do Rio de Janeiro em setembro, um crescimento menor do que o registrado nacionalmente (0,26%). O grupo de Transportes foi o principal contribuinte para essa elevação, impulsionado principalmente pela variação nos preços de combustíveis para veículos. 

O setor de Bares e Restaurantes no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, está demonstrando uma recuperação vigorosa e um crescimento sustentável. Este crescimento não só beneficia o setor, mas também contribui significativamente para a economia mais ampla, oferecendo oportunidades de emprego e impulsionando o desenvolvimento econômico.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo