PIX Estabelece Novo Recorde com 152,7 Milhões de Transações em Um Dia

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, continua a quebrar recordes. No dia 6 de setembro, o sistema registrou um novo marco com 152,7 milhões de transações em um único dia, movimentando R$ 76,103 bilhões. Este recorde supera o anterior de 4 de agosto, que contabilizou 142,4 milhões de operações.

A Ascensão do PIX

O Banco Central afirma que esses números reforçam a forte adesão de pessoas e empresas ao PIX. Inicialmente, o crescimento do PIX foi impulsionado por transferências entre pessoas físicas. No entanto, as transações de pessoas físicas para pessoas jurídicas têm sido o principal vetor de crescimento recente. Até agosto, o sistema já contava com 650,7 milhões de chaves cadastradas e 153,3 milhões de usuários.

Novas Finalidades

O Banco Central prevê que o PIX poderá ser usado para novas finalidades no futuro, como pagamento de pedágios, estacionamentos e transporte público e operações internacionais, viabilizando remessas, pagamentos entre empresas e compras de bens e serviços no exterior.

Com o aumento do uso, a segurança nas transações via PIX se torna cada vez mais crucial. Portanto, é vital conferir a entrada do valor na conta corrente de forma instantânea, após cada transação, antes de liberar o produto ou serviço adquirido. Em caso de problemas, como um comprovante de PIX que não foi efetivado, é importante registrar um boletim de ocorrência e uma reclamação na instituição bancária.

Associados SindRio contam com assessoria jurídica gratuita. Se ainda não é associado, clique AQUI e saiba mais sobre os serviços e benefícios oferecidos.