Dados do SetorNotícias

Faturamento do setor de bares e restaurantes do estado do Rio cresce mais que o do país e, apesar de saldo positivo, cai o número de vagas em abril de 2023

Dados do setor - abril de 2023

O estado do Rio de Janeiro segue mostrando a força do setor de bares e restaurantes quanto ao potencial de crescimento. Apesar da queda no número de vagas abertas em abril de 2023, o faturamento teve crescimento maior do que o visto no país.

Para o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Fernando Blower, o setor deve se manter com um crescimento gradual: “O faturamento do setor subiu apesar do aumento de 3,68% no IPCA de alimentação e bebidas no estado do Rio de Janeiro. Para um dos setores que mais sofreu, é uma evolução importante pois ainda não se recuperou dos impactos sofridos com a pandemia”.

EMPREGO

Em todo o Brasil foram abertas 5.060 novas vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes em abril de 2023, um acumulado de 103.767 postos de trabalho nos últimos 12 meses. No estado do Rio de Janeiro, o saldo também foi decrescente com relação à março, com 907 contratações. O acumulado dos últimos 12 meses no estado é de 12.150 empregos formais oferecidos, o equivalente a quase 12% dos empregos do setor no país.

A cidade do Rio de Janeiro tem 7.261 postos de emprego acumulados nos últimos 12 meses, representando mais que 59% das vagas do estado, e se posiciona atrás apenas de São Paulo (15.205 postos de emprego nos últimos 12 meses).

FATURAMENTO

O faturamento de bares e restaurantes foi maior que o do mês anterior. Enquanto o faturamento do setor no Brasil cresceu 3,03% no mês de abril, o crescimento no estado do Rio foi de 10,5%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior a variação foi de 13,75% no país, permanecendo abaixo do seu valor de 2019.

INFLAÇÃO

Apesar do maior faturamento, houve também variação maior do IPCA para a região metropolitana do Rio de Janeiro que foi de 0,85% para o estado e de 0,61% no país em abril. A principal contribuição para a elevação neste mês foi o grupo Habitação, devido principalmente à variação em Energia elétrica residencial.

Em Alimentação e bebidas, a elevação foi de 5,87% no país e de 3,68% no estado fluminense. As maiores altas nos últimos 12 meses estão nos itens a seguir:

• Farinhas, féculas e massas (BR: 16,84% e RMRJ: 12,94%),
  • Frutas (BR: 18,89% e RMRJ: 17,48%),
  • Enlatados e conservas (BR: 10,86% e RMRJ: 11,98%).