Bacalhau da NoruegaNotícias

FIQUE POR DENTRO DO II DESAFIO DE PRATOS TÍPICOS COM BACALHAU DA NORUEGA

Preparem-se para fortes emoções! E se no ano passado o Desafio de Pratos Típicos com Bacalhau da Noruega abriu um novo leque de possibilidades com um dos ingredientes mais desejados na gastronomia mundial, este ano o evento, promovido pelo SindRio em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promete elevar a disputa de sabores para outro patamar. Em duas etapas, nos dias 5 e 12 de agosto, os participantes vão mostrar, na prática, toda a versatilidade e qualidade do Gadus morhua, o autêntico Bacalhau da Noruega.

Criatividade, técnica e conhecimento serão ferramentas indispensáveis para os participantes do concurso, que pretende incentivar o consumo Gadus morhua, o autêntico Bacalhau da Noruega, e ressaltar a saudabilidade do produto, que é 100% natural, apenas peixe, sal e mais nada, além de ter apenas cerca de 160 calorias em 100 gramas.

Na batalha, cozinheiros profissionais ou em formação, com ou sem experiência no mercado, o desafio terá provas criativas, temáticas, técnicas e de conhecimento ao longo de dois dias de competição, que será dividida em três etapas: classificatória, eliminatória e final.

Na primeira etapa, que teve lugar na última sexta-feira, 05/08, 14 participantes foram divididos em quatro grupos para realizar as provas Criativa, usando o lombo do bacalhau, e Temática, a partir de um elemento cultural a ser adaptado, nas quais foram avaliadas a criatividade, apresentação do prato, textura, sabor e aroma e a utilização do bacalhau.

Os dois grupos que alcançaram a maior pontuação nas duas provas foram automaticamente classificados para o segundo dia de competição. Uma nova divisão foi feita e os dois grupos se transformarão em quatro duplas para disputar a prova Técnica. Após disputa acirrada, todos os integrantes dos times Verde e Vermelho, bem como um participante do time Azul e outro do time Amarelo, foram classificados.

As juradas Rosi Siqueira, Ana Carolina Leão e Joyce Cafiero avaliam o prato de uma das equipes.
As juradas Rosi Siqueira, Ana Carolina Leão e Joyce Cafiero avaliam o prato de uma das equipes.

Na próxima etapa, que acontecerá no dia 12/08, cada dupla terá que reproduzir um prato executado por um chef convidado, que dará dicas e explicará sobre como ele foi feito. Novamente, serão avaliadas criatividade, apresentação do prato, textura, sabor e aroma e utilização do bacalhau.

Para mostrar que sabem tudo sobre o autêntico Bacalhau da Noruega, na etapa final, os participantes responderão a uma rodada de perguntas, sorteadas em uma roleta, que terá consequências positivas ou negativas, dependendo do acerto das respostas. Quem tiver mais acertos poderá escolher um ajudante extra para concluir a prova seguinte.

A grande final será individual. Cada participante terá que criar um menu autoral completo, com entrada e prato principal, com ao menos duas guarnições, ressaltando as qualidades do autêntico Bacalhau da Noruega e todas as suas possibilidades.

O grande vencedor levará R$ 2 mil em prêmios e o segundo colocado, R$ 1.500.

Fique atento ao calendário e acompanhe as novidades no perfil oficial do SindRio.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo