ESGNotícias

PARTICIPE DE PESQUISA SOBRE SUSTENTABILIDADE EM RESTAURANTES

Aluna de mestrado da UNIRIO (Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro) convida gestores e donos de restaurantes para participar de pesquisa que verifica práticas sustentáveis na produção de alimentos, através de um instrumento criado para desenvolver padrões para “restaurantes verdes” ou sustentáveis no Brasil.

Sua participação poderá ajudar no maior conhecimento sobre engajamento dos restaurantes comerciais do Rio de Janeiro, com ênfase na Zona Sul da cidade, e trará como vantagem o conhecimento de indicadores de sustentabilidade para ajudá-lo a criar estratégias de mudança em relação à aspectos ambientais, econômicos e sociais.

A participação na pesquisa será por meio de resposta a um checklist que avalia a sustentabilidade em restaurante comerciais, e a apresentação dos documentos que comprovem alguns procedimentos que forem necessários. O preenchimento da lista de verificação será realizado no estabelecimento pelo pesquisador ou equipe treinada, que necessitará de acompanhamento da produção de alimentos para verificação e preenchimento dos itens na lista contidos.

O instrumento utilizado será o Green Restaurants ASSessment (GRASS) ® Uma lista de verificação que avalia e desenvolve padrões para restaurantes “verdes” ou sustentáveis no Brasil. O GRASS avalia os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) direcionados para serviços de alimentação no Brasil, de acordo com as legislações vigentes no país e com base nas normas internacionais ISO e outras certificação internacionais (ISO 14000, ISO 14001, ISO 14004 e documentos de certificações internacionais como a Sustainability Restaurants Association (SRA), Green Seal e Green Restaurant Association (GRA), além da posição da American Dietetic Association (ADA).

O checklist é subdividido três seções: 1. Abastecimento de água, energia e gás; 2. Cardápio e desperdício de alimentos; 3. Redução de resíduos, materiais de construção, produtos químicos, funcionários e sustentabilidade social.

Ao final da pesquisa o estabelecimento receberá uma classificação de acordo com o percentual de adesão as práticas sustentáveis:

Vantagens

Ações de desenvolvimento sustentável é uma inovação em restaurantes e podem ser úteis como estratégia de marketing para atrair consumidores aumentando os lucros da empresa, além de contribuir para redução de desperdícios que causam impactos ambientais e econômicos. Ao participar do estudo os gestores de restaurantes terão oportunidades de influenciar na busca por sistemas produtores mais sustentáveis, impactando suas ações futuras e aumentando a competitividade no mercado.

Confidencialidade

Os dados serão manuseados somente pelos pesquisadores e não será permitido o acesso a outras pessoas; O anonimato do restaurante será resguardado.

Para participar, clique aqui e preencha o formulário.

Também será necessária a apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado e carimbado pelo gestor do restaurante que deseja participar do estudo. Clique aqui para baixar o Termo: TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Equipe de pesquisa

Pesquisadora responsável: Nutricionista Danielle Ramos Gomes, RG: 11596549-3, CPF: 097.570.857-07, CRN: 07101898. Telefone: 21 9 8758-3069. E-mail: daniellegnutri@edu.unirio.br.

Pesquisadora orientadora: Professora Dra. Ellen Mayra Menezes Ayres, RG: 09.648.093-4, CPF: 052.833.877-39, Telefone: 21 982724533. Email: ellen.menezes@unirio.br.

Comitê de Ética e Pesquisa/UNIRIO: Projeto sob registro CAAE nº: 52799221.3.0000.5285 aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Avenida Pasteur, 296, subsolo do prédio da Nutrição – Urca – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22290-240. Contatos: telefone 2542-7796 ou e-mail cep@unirio.br.