Bacalhau da NoruegaNotícias

SINDRIO LANÇA E-BOOK GRATUITO DO PROJETO “BACALHAU DA NORUEGA”

Projeto Bacalhau da Noruega: O autêntico

O SindRio, em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca, promoveu o projeto “Bacalhau da Noruega” com o objetivo de compartilhar mais conhecimento e incentivar o aumento de consumo do peixe. Todos os eventos foram gratuitos e  aconteceram de agosto de 2021 a janeiro de 2022, e ofereceram 3 workshops, 2 cursos e um desafio de pratos típicos, com o Gadus morhua como protagonista das receitas.

Foram muitas horas de aprendizado, durante os quais os participantes puderam assistir em tempo real o preparo de diversas opções de pratos de entrada e refeição principal. Chefs renomados da gastronomia, como Ricardo Lapeyre (Escama), Monique Gabiatti (GABIATTI) e Elia Schramm (Babbo Osteria) compartilharam suas técnicas, mostraram todas as etapas de processo desde o dessalgue do Bacalhau da Noruega até a receita final.

E-book: Bacalhau da Noruega – A nobreza do Gadus mohua em receitas, aulas, workshops e muito mais

Para fechar o projeto com chave de ouro, foi lançado o e-book “Bacalhau da Noruega:  A nobreza do Gadus mohua em receitas, aulas, workshops e muito mais”. Nele, o leitor poderá conhecer mais a fundo a história do Gadus morhua, os tipos de cortes, e o processo de dessalgue e armazenamento, além de 10 deliciosas receitas completas.

O e-book também conta com o resumo dos workshops, cursos e informações sobre o desafio de pratos típicos, além de relembrar todas as ações do projeto.

O Gadus morhua é uma iguaria de sabor único e marcante, considerado o mais nobre Bacalhau do mundo. Vive nas águas cristalinas e frias dos mares no Polo Norte, na Noruega, e é considerado um alimento super saudável, com baixo teor de gordura. Cada 100g do peixe possui apenas 160 calorias, sendo fonte de proteína, cálcio, ferro, ômega 3, iodo, selênio e vitaminas.

A sua versatilidade também chama a atenção dos consumidores, pois todo o Bacalhau da Noruega pode ser utilizado em diferentes receitas, evitando o desperdício e dando espaço para a criatividade de quem o prepara.

As postas médias (filés) do Bacalhau da Noruega podem ser consumidas inteiras ou em pétalas. Ótima opção para ser consumida em churrasco. As postas finas são os pedaços abaixo do lombo e mais próxima do rabo, que podem ser usadas em pétalas ou desfiadas.

E por fim, o rabo e a pele do Bacalhau da Noruega também podem ser aproveitados em preparos de caldos, para diferentes receitas.

O processo de dessalgue do Gadus morhua varia de acordo com o tamanho da posta, devendo ser feito em água gelada com gelo.

Baixe o e-book gratuitamente

No e-book “Bacalhau da Noruega – A nobreza do Gadus mohua em receitas, aulas, workshops e muito mais”, você encontra diversas dicas e técnicas profissionais de cocção do Bacalhau, curiosidades sobre o peixe, o processo de dessalgue indicado para cada posta e 10 receitas completas com acompanhamentos.

Se você é um apreciador da gastronomia de frutos do mar, essa é sua chance de aprender técnicas profissionais e reproduzir diversas receitas em casa.

Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo