Dados do SetorNotíciasNotícias Jurídicas

DADOS DO SETOR – AGOSTO 2021

O SindRio apresenta os dados do setor de bares e restaurantes referentes ao mês de agosto de 2021 para o mercado de trabalho e arrecadação de ICMS para a Inflação.

Em agosto de 2021, foram abertas 25.086 vagas de trabalho formais no setor de Bares e Restaurantes no Brasil. Para dimensionar a importância do setor na criação de empregos, se o setor de Bares e Restaurante fosse um estado, seria a terceira unidade da federação que mais criou vagas nesse mês. Nos últimos 12 meses, o país já acumula a criação de 87.378 postos de trabalho no setor.

O estado do Rio de Janeiro apresentou variação positiva de 1.784 contratações no mês de agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, o estado do RJ apresenta saldo positivo de 9.484 postos de trabalho formais.

O SETOR DE BARES E RESTAURANTES DO RIO SE RECUPERA AOS POUCOS

Apesar de ainda distante de repor os empregos perdidos no setor durante pandemia, os últimos quatro meses foram de saldo positivo no setor. Nesse período, Restaurantes e Similares foi a segunda principal atividade geradora de empregos formais no estado (+ 3.630) e a terceira na capital (+ 1.926).

Entre as capitais, Rio de Janeiro (3.252) lidera com o saldo de vagas de trabalho abertas em Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses, seguido por Fortaleza (1.931) e Curitiba (1.433).

O saldo mensal de 934, em agosto, reinaugura um saldo acumulado no ano positivo para o setor na cidade do Rio (509), após retrações em março e abril. Já no estado, o saldo líquido de contratações acumula 3.923 vagas em 2021. O setor e a economia, tanto do estado quanto da capital do RJ, apresentaram saldo positivo de abertura de empregos formais no mês de agosto.

ICMS

Em agosto, o recolhimento de ICMS do total das atividades no estado do Rio apresentou crescimento real de 17,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No que diz respeito à atividade de Bares e Restaurantes, a arrecadação de ICMS avançou 60% no mesmo período. Ambos os resultados estão influenciados pela baixa base de comparação com abril de 2020, mas indicam recuperação.

INFLAÇÃO

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA-RJ variou 0,66% em agosto. A principal contribuição para a alta do índice no mês veio do grupo Alimentação e bebidas (+1,16%), devido encarecimento dos itens de Alimentação no domicílio, sobretudo Aves e ovos (+4,73%), Bebidas e infusões (+2,73%) e Tubérculos, raízes e legumes (+7,16%). Em 2021, o IPCA-RJ acumula +4,38%.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo